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O jornalista João Anacleto, do podcast A Roda (YouTube) publicou a foto de Marcos Pontes, da Quatro Rodas, dos protótipos do Fiat Grande Panda.
Os dois protótipos. Foto: João Anacleto/Marcos Pontes, Quatro Rodas
Os modelos estão no aeroporto de Viracopos, em Campinas. No Brasil vão receber os primeiros ajustes específicos para o projeto brasileiro. O que não deverá mudar são as dimensões: tem 3,99 m de comprimento e 2,54 m de entre-eixos.
Segundo a Quatro Rodas as duas unidades do Fiat Grande Panda, o mais novo hatch da marca italiana são o primeiro passo para a nacionalização daquele que será o substituto do Argo e do Mobi, e o Fiat mais barato do Brasil a partir de 2026. O nome, porém, poderá ser diferente.
O hatch compacto é tratado em Betim (MG), onde será desenvolvido e fabricado, como nova geração do Argo ou pelos codinomes o Projeto 328/F1H. Como o Fiat Mobi não tem uma nova geração prevista, este carro será o mais barato da Fiat no Brasil a partir do momento que os modelos mais antigos saírem de linha.
O design do carro nacional poderá seguir as formas do Grande Panda, mas não será exatamente igual. A tendência é que a versão brasileira tenha outros destaques, até mesmo porque chegará dois anos mais tarde. As formas quadradas, porém, seriam um convite para reviver o nome Uno.
Segundo o portal da revista, a plataforma Smart Car pode dar origem a carros com motor a combustão (que no Brasil serão os 1.0 e 1.3 da família Firefly e GSE turbo, com sistema híbrido leve) ou um motor elétrico e todos eles podem ser fabricados na mesma linha de produção. Nos carros mais baratos, o motor elétrico pode ter entre 58 cv e 113 cv, e as baterias podem ter entre 29 e 44 kWh.