Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Teatro da Universidade Federal Fluminense (UFF) vai receber o festival “Solos em Cena”, a partir desta sexta-feira (5). O evento trará grandes artistas para Niterói em uma série de monólogos que promete cativar os espectadores. A primeira apresentação, nesta sexta, será do ator global Mateus Solano e começa às 20h.
Embora seja uma modalidade cênica específica, pela solidão do ator em cena, o monólogo mantém a polifonia que caracteriza a linguagem teatral, concentrada em sua dimensão mais essencial: a unidade da relação autor-ator-espectador. Defrontado com o público, sem o suporte da contracena, o artista se expõe e se revela de modo radical. No solo, o personagem floresce unicamente pelo enraizamento de seu intérprete.
O Festival de monólogos “Solos em Cena” foi criado em 2006, com duas edições no mesmo ano e mais duas, realizadas em 2016 e 2017. Nesta edição, mais do que estabelecer o cruzamento de narrativas diversas em duas semanas, o evento busca o mergulho no si-mesmo habitado pela alteridade, confluindo dimensões identitárias de uma subjetividade refigurada pela memória. Como traço comum das narrativas aqui selecionadas, os textos e os corpos em cena manifestam a paixão pelo ofício de atuar e um deslocamento do olhar sobre as trajetórias de suas próprias existências, mesclando ficção e vida.
Os artistas dos quatro solos que compõem a mostra são: Mateus Solano, Paulo Betti, Isabel Teixeira e Júlio Adrião, que é o "padrinho" do projeto e participou de três das quatro edições anteriores.
Além dos espetáculos, há atividades formativas que conferem maior densidade ao festival: conversas com os criadores, logo após as apresentações; e, no dia 10 de julho, a Aula demonstração - o corpo do ator no solo narrativo, ministrada pelo ator Júlio Adrião, com entrada gratuita para estudantes de teatro e para o público em geral.
O festival se inicia neste final de semana, com três apresentações do espetáculo “O Figurante”, de Mateus Solano, que ficou conhecido por seus papeis em novelas da Globo, o mais marcante como Felix, em “Amor à vida”. Leia a sinopse abaixo:
“Augusto (Mateus Solano) é um figurante dedicado, experiente e acostumado a servir em produções audiovisuais. Vive uma rotina previsível como se fosse figurante de sua própria história. Aos poucos, ele vai despertando e questionando a importância de seu trabalho e de sua vida. Como ressignificar sua existência?”
Na sexta (5) e no sábado (6), a apresentação acontece às 20h, já no domingo (7), o show começa às 19h. Mateus Solano e o diretor Miguel Thiré ainda realizam um bate-papo após a apresentação de sábado (6).
Na semana que vem, é a vez do também global Paulo Betti tomar os palcos do Teatro da UFF com o espetáculo “Autobiografia Autorizada”, na próxima terça-feira (9), às 19h. Além desse, a programação conta com os shows “A Descobertas das Américas”, de Júlio Adrião, no dia 11 de julho, e “Jandira - em busca do bonde perdido”, com Isabel Teixeira, nos dias 13 e 14 de julho.
Os ingressos para as apresentações custam entre R$ 35 e R$ 70 e podem ser adquiridos no GuichêWeb, no link https://www.guicheweb.com.br/pesquisa/centrodeartesuff.