Assinante
Entrar
Cadastre-se
A 3ª edição da Feira Literária de Saquarema (Flis) começa nesta segunda-feira (11), e vai até o dia 20 de novembro, com a missão de valorizar a cultura indígena, promover o debate literário e incentivar a formação de novos leitores. Com entrada gratuita, a Flis contará com uma programação variada e espera atrair um público recorde de mais de 90 mil pessoas.
Este ano, a escritora indígena Eliane Potiguara, conhecida por sua atuação na defesa dos direitos dos povos originários, será a grande homenageada da feira.
Eliane, que vive em Saquarema, tem suas obras, como “A Cura da Terra”, inseridas no projeto “Escola que Lê”, que leva a literatura indígena e afro-brasileira para as escolas da cidade. A autora participará de atividades durante o evento, destacando a importância da literatura indígena na transformação social.
Mais de 20 mil alunos e professores da rede municipal também serão beneficiados com vouchers de R$ 200,00 para a compra de livros, incentivando ainda mais o hábito da leitura entre os jovens.
A programação incluirá contação de histórias, oficinas literárias e debates. À noite, o público poderá participar de debates sobre inclusão, bibliodiversidade e literatura contemporânea, com a presença de autores renomados como Ondjaki e Conceição Evaristo. O encerramento da feira, no Dia da Consciência Negra, contará com a palestra de Bárbara Carine, intelectual e influenciadora, sobre a importância da educação antirracista nas escolas.
A prefeita de Saquarema, Manoela Peres, destacou a relevância do evento para a cidade: “A leitura abre a mente para o mundo, e este projeto é parte do legado que nossa gestão deixa para garantir uma educação de qualidade para todos.”
Serviço:
Quando: 11 a 20 de novembro
Horário: 9h às 19h
Onde: Campo de Aviação, Centro, Saquarema
Entrada: Gratuita