Falta de dólares deixa argentinos sem gasolina
Navios-tanque estão ancorados à espera de pagamento
Falta de dólares deixa argentinos sem gasolina
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 27 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Reprodução

É cada vez mais grave a crise econômica na Argentina. Está faltando gasolina nos postos porque não há dólar para pagar a importação.

Navios-tanque de empresas fiquem parados nos portos argentinos à espera do pagamento pelo produto. O Banco Central da República Argentina (BCRA) está sem dólares para pagar os importadores, segundo informações divulgadas pela Bloomberg. 

E a YPF, a estatal do país do setor de óleo e gás, tem três navios-tanque esperando com gasolina e diesel, mas não pode descarregar o combustível até que os fornecedores estrangeiros, como a BP e a Gunvor, sejam pagos. Dos três navios, dois estão ancorados no Rio da Prata.

O economista Matías Vernengo, professor da Bucknell University, na Pensilvânia (EUA), e ex-gerente sênior de pesquisa do BC argentino, estima que as reservas líquidas em dólares da Argentina estejam negativas em US$ 7 bilhões.

A incerteza eleitoral é outro fator que penaliza os motoristas argentinos. Antes do primeiro turno das eleições presidenciais, no último domingo (22/10), alguns postos de gasolina suspenderam as vendas, temendo uma forte desvalorização cambial. 

O segundo turno do pleito vai ocorrer em 19 de novembro. Concorrem à Presidência o candidato governista e ministro da Economia, Sergio Massa, e o ultraliberal Javier Milei.
 

Relacionadas