Imagem Principal
Imagem
Exposição “Santa Intimidade” celebra a força da fé popular
Mostra explora e celebra a riqueza e a diversidade da devoção popular brasileira
Exposição “Santa Intimidade” celebra a força da fé popular
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 22 de maio de 2025FacebookTwitterInstagram
Divulgação

O Museu Janete Costa de Arte Popular inaugura, na próxima quarta-feira (28), às 18h, a exposição “Santa Intimidade”. Com curadoria e expografia de Jorge Mendes, a mostra explora e celebra a riqueza e a diversidade da devoção popular brasileira, evidenciando como a fé se manifesta de maneira íntima e pessoal através de objetos, rituais e práticas cotidianas, e como o povo reinventa e humaniza o sagrado, transformando-o em um elemento constante e presente em suas vidas.

 



Por meio da escolha de 17 santos populares, três figuras santificadas pela devoção popular — mas não reconhecidas pela Igreja — e uma sala especial dedicada à Nossa Senhora, a exposição celebra a força da fé popular e a capacidade do povo de personalizar o sagrado à sua maneira, tendo-o como companheiro constante na jornada do dia-a-dia.

 

“O sagrado é uma experiência pessoal e subjetiva, que pode se manifestar de maneiras únicas e individuais. Cada pessoa tem sua própria forma de se conectar com o divino, seja através de devoções, romarias, procissões, novenas, da utilização de amuletos ou da participação em festas de padroeiros. Neste sentido, o sagrado é um espaço de liberdade e expressão, onde cada um pode encontrar seu próprio caminho para a espiritualidade”– explica Jorge Mendes, reforçando ainda que a fé não só move montanhas, mas também sobe morros, vaga por becos, deságua em mares, desemboca em rios, se encontra nas encruzilhadas e se manifesta nos corpos em festa.

 


 

O trajeto expositivo evidencia a devoção popular como um fenômeno complexo e multifacetado, com manifestações de fé expressas pela profunda conexão que as pessoas têm com a religiosidade e a espiritualidade, frequentemente marcadas por uma mistura de elementos culturais, históricos e emocionais.

 

“Inspirada na maneira como o povo reinventa o sagrado diariamente, a exposição “Santa Intimidade” explora a dimensão do encantamento da sociedade, onde a fé se manifesta em objetos, rituais e práticas que permeiam a vida cotidiana”, conclui Daniela Moraschini, diretora do museu.

 

Fotos de Luiz Ferreira 

 

SERVIÇO

 

Exposição “Santa Intimidade”

 

Abertura: 28 de maio (quarta-feira), às 18h

 

Visitação: 29 de maio a 28 de setembro

 

Horário: Terça a domingo, de 10 às 17h

 

Entrada: Gratuita

 

Classificação: Livre

 

Local: Museu Janete Costa de Arte Popular

 

Endereço: R. Pres. Domiciano, 178 - São Domingos, Niterói

Relacionadas