Imagem Principal
Imagem
Exposição celebra a ligação entre Rio e Niterói com histórias da Ponte
A ideia é preservar a memória de um importante patrimônio nacional
Exposição celebra a ligação entre Rio e Niterói com histórias da Ponte
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 11 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Divulgação

Com a proposta de defender a memória e de resguardar e proteger um importante patrimônio nacional, será inaugurada a exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias na próxima quarta (16), às 16h, no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro, no Centro da capital.

Esta mostra é uma prévia do que será exibido no Memorial Ponte Rio-Niterói, um novo espaço cultural que será inaugurado em breve na Ilha da Conceição, um presente para a cidade de Niterói que em breve será divulgado.

 

Construção da Ponte nos anos 70


A exposição no Rio contará com totens exibindo vídeos, acessíveis via QR Code, além de uma linha do tempo da Ponte que apresenta desde as primeiras ideias de se ligar as duas cidades, Rio de Janeiro e Niterói, até desenho de projetos, fotos da construção e do dia da inauguração, entre outros, selecionados em documentos e acervos históricos. Também terão um game interativo para testar os conhecimentos sobre a Ponte, e óculos de realidade virtual que possibilitam experiências sensoriais e revelam a obra arquitetônica vista por cima e detalhes da estrutura interna da obra.

Além de celebrar o patrimônio nacional, a exposição carioca traz histórias de vidas ligadas à Ponte, um acervo visual. São 16 trajetórias de diferentes gerações sobre suas vivências com o local.  Assistidos em conjunto, os vídeos oferecem ao público um documentário único.

O público terá a chance de ver o depoimento de Cristiana Marçal, enfermeira que conheceu seu companheiro trabalhando na Ponte Rio-Niterói, de Patricia Ribas Espinosa, a primeira mulher Coordenadora de Engenharia do local e de Eduardo Carlos Krueger, o engenheiro que ajudou a construir a Ponte.

A produtora Gisele Pennella reforça que “a Ponte Rio-Niterói é um elo essencial entre as duas cidades” e antecipa que “o novo espaço cultural em Niterói irá celebrar essa obra de engenharia reconhecida mundialmente e atrair visitantes para a cidade de Niterói. A mostra é organizada pela concessionária Ecovias Ponte e a produtora Pas des Deux Projetos.

 

Serviço

Centro Cultural Correios

Data: 16/04 a 07/06. Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h

Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Relacionadas