Imagem Principal
Imagem
Explosão de crimes: 800 carros roubados no Rio em quatro dias
Facções criminosas ordenaram crimes em resposta às recentes operações policiais
Explosão de crimes: 800 carros roubados no Rio em quatro dias
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 04 de fevereiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Apenas em São Gonçalo, no último domingo (2), foram 55 roubos de carros. Foto: Reprodução

O Rio de Janeiro enfrentou um aumento alarmante nos roubos de veículos no último fim de semana. Entre a última quinta-feira (30 de janeiro) e o domingo (2 de fevereiro), 798 carros foram levados por criminosos em todo o estado. O número representa um crescimento de 168% em relação ao mesmo período de 2024, quando 298 roubos foram registrados.

Somente entre sexta-feira e domingo, 653 veículos foram roubados. De acordo com a Polícia Militar, facções criminosas ordenaram a intensificação dos crimes em resposta às recentes operações policiais.

Um dos locais mais atingidos foi São Gonçalo. No último domingo (2), apenas nesse município, 55 carros foram levados por criminosos. No Méier, 30 casos foram registrados.

A  Polícia Militar também informou que tem intensificado suas ações por meio de operações de abordagens em diversos pontos da cidade para coibir esse tipo de crime e destacou que o policiamento nas regiões com maior índice de crimes durante o final de semana foi reforçado.

Em 2024, mais de 30 mil veículos foram roubados no estado, um aumento de quase 40% em relação ao ano anterior. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP). A média diária de roubos de veículos no estado foi de 84 casos. A violência também se reflete nos roubos de rua, que atingiram 160 ocorrências a cada 24 horas.

Megaoperação no Salgueiro

A Polícia Militar realizou uma megaoperação na manhã de segunda-feira (3) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, com o objetivo de capturar os responsáveis pelo assassinato do policial militar reformado Carlos Wagner de Alvarenga Costa, de 65 anos; e para combater o roubo de veículos e cargas na região.

A operação contou com aproximadamente 400 policiais do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque), do Batalhão de Ações com Cães, do Grupamento Aeromóvel e do 7º BPM (São Gonçalo).

Ninguém foi preso durante a ação. No entanto, foram retiradas 120 toneladas de barricadas no Bairro das Acácias e desbloqueadas oito ruas.

Morte de agente do Degase

Um agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), de 46 anos, morreu na manhã desta segunda-feira (3) durante um arrastão na Linha Amarela, na altura de Bonsucesso, Zona Norte do Rio. Segundo a Polícia Militar, o servidor estava a caminho do trabalho quando foi atingido por disparos ao tentar fugir do ataque de criminosos.

Durante a ação criminosa, dois veículos foram roubados, incluindo o de um coronel da Força Aérea Brasileira (FAB).

Relacionadas