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O segundo semestre do ano traz a corrida pelas últimas grandes datas do varejo, sendo o Dia dos Pais o pontapé inicial desse calendário.
As primeiras estimativas para o período, feitas pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), indicam uma projeção de faturamento de R$ 6,56 bilhões para o setor, representando um crescimento de 4,9% em comparação ao ano anterior.
“O e-commerce tem se consolidado como uma força cada vez mais relevante no cenário do varejo brasileiro.
"Este ambiente positivo fortalece a economia e abre espaço para abordagens inovadoras que atendem às demandas dos consumidores interessados em comodidade e vantagens nas compras.
"Programas de benefícios e estratégias de retail media são grandes aliados dos varejistas nesta jornada”, explicou Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus clientes.
A previsão da ABComm também aponta para um aumento no número de pedidos durante o Dia dos Pais, que podem alcançar a marca dos 14 milhões, 200 mil a mais que em 2023.
Já o valor médio das vendas das empresas no varejo online, o ticket médio, deve atingir R$ 468,75, um aumento de 3,4% em relação ao ano anterior.
Além disso, em uma pesquisa realizada pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) ano passado, mostrou que 80% dos clientes preferem comprar em estabelecimentos que ofereçam algum tipo de benefício, um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
Este dado reflete uma mudança no comportamento dos consumidores, especialmente no e-commerce.
A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) também prevê um volume de vendas de R$ 7,7 bilhões para o Dia dos Pais, considerando todo o setor varejista, com um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2023, já descontada a inflação.
De acordo com os dados da CNC, a estimativa de faturamento dos setores durante o mês de agosto destaca o segmento de vestuários, que devem conquistar R$ 3,07 bilhões com o Dia dos Pais.
Em seguida, vêm os produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 1,51 bilhão) e ddomésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,19 bilhão).
Esses três segmentos representam 75% das vendas totais previstas para o período em 2024.