Imagem Principal
Imagem
Evento inédito em Niterói mostra que o cinema vem de berço
Projeto Tô no Cineminha traz encontros com cinema e música ao vivo para crianças
Evento inédito em Niterói mostra que o cinema vem de berço
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 26 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Divulgação
Imagem destacada

O Amor pelo cinema que vem de berço. Mais que isso, é uma experiência multissensorial que junta a sétima arte e uma trilha musical, feita ao vivo, por músicos internacionais. Este é o Tô no Cineminha, projeto que acontece pela primeira vez no estado e tem como principal proposta acompanhar bebês e crianças nas suas primeiras emoções no contato com o cinema e a música.
Trata-se de uma série de cineconcertos internacionais para bebês e crianças, com atividades 100% gratuitas, que vão movimentar Niteroi e Rio de Janeiro do dia 3 a 7 de outubro.

O programa, que é voltado para a primeira infância e integra a programação da Temporada do Ano da França no Brasil, inclui três cineconcertos internacionais em cinco apresentações, reunindo música ao vivo e cinema com foco no público de 18 meses a 6 anos de idade. Além disso, haverá oficinas para crianças sobre os sons no cinema, e uma masterclass voltada para estudantes e profissionais da música e do cinema. Após cada sessão de cineconcerto, o público (crianças e família) poderá ainda se divertir com brincadeiras, atividades e jogos lúdicos, entre outras surpresas.

 

 



“Sem dúvidas, o mais encantador neste projeto é ver a sala repleta de crianças e bebês acompanhados de seus pais, irmãos, avós, professores e colegas, num clima de emoção que contagia todas as idades”, contam Luana Dias e Cristiana Giustino, produtoras do evento que foi trazido da França, em parceria com o Forum des Images, que organiza há 19 anos em Paris o Festival Tout-Petits Cinéma, e que assina a curadoria dos cineconcertos.

Na programação, estão curtas de animação de diferentes nacionalidades: Alemanha, China, França, Suíça, Rússia, Polônia e República Tcheca. Os curtas-metragens exibidos não têm diálogo e as sessões são sempre acompanhadas por uma trilha sonora original executada ao vivo pelos músicos, em volume adaptado para os ouvidos mais sensíveis.

Ao longo dos dias 3, 4 e 5 de de outubro, o público poderá assistir a três cineconcertos internacionais inéditos no Brasil. Em “No Coração do Oceano”,  “Brincando na Água”, “De Cabeça para Baixo!.

Ao todo, serão cinco apresentações abertas ao público e com entrada gratuita: quatro sessões na Sala Nelson Pereira dos Santos (Niterói) e uma sessão especial, em parceria com o Festival do Rio, no Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro). A programação inclui ainda a oficina "Pequenas Criações Sonoras" e na terça, dia 7, na Casa Aprendiz Musical  será ministrada a masterclass “Composição para Cineconcerto: um olhar diferenciado para a primeira infância”, voltada para profissionais e estudantes de cinema, música e infância, sobre o processo de criação de trilhas sonoras e cineconcertos para o público da primeira infância.
 

Relacionadas