Assinante
Entrar
Cadastre-se
Uma estátua de bronze de 1,60 metro de altura foi furtada do Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no último fim de semana. O monumento estava localizado no mausoléu do escritor e médico Cláudio de Souza, que chegou a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL).
Ainda não há informações sobre como o objeto foi retirado e carregado do cemitério. Porém, foi encontrado um pé de cabra na base do mausoléu, localizada no principal caminho do local.
A Rio Pax, administradora do local, disse que atua ativamente na segurança de seus cemitérios, e que será aberto procedimento interno para apuração do caso em questão.
Ladrão é solto após furtar ostensório
Um outro caso do gênero ocorreu na Igreja São Francisco de Paula, no Largo São Francisco, Centro do Rio. Uma peça de arte sacra foi furtada. O caso foi registrado na 5ª Delegacia de Polícia. O ostensório é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Foi identificado um dos ladrões, que de acordo com a Polícia Federal, disse ter levado a peça para trocar por comida.
Porém, ele alegou que foi roubado por outros assaltantes que levaram a peça na Central do Brasil. O homem foi liberado e a arte não foi encontrada.