Assinante
Entrar
Cadastre-se
Dentro do universo das escolas de samba há um clichê onde se diz: um carnaval começa na quarta-feira de cinzas do ano anterior. E as agremiações do Rio de Janeiro estão fazendo valer esse chavão.
A Unidos do Viradouro já renovou com seu carnavalesco bicampeão Tarcísio Zanon. A expectativa é que a vermelha e branco de Niterói renove com toda sua equipe, considerada uma das melhores do carnaval. O time possui nomes como os coreógrafos da comissão de frente
Priscilla Mota e Rodrigo Negri, e Alex Fab e Dudu Falcão na Direção de Carnaval.
Compondo o 'G-3' de agremiações mais fortes da atualidade, temos a Imperatriz Leopoldinense e Grande Rio.
A escola de Ramos, atual vice-campeã do carnaval, reviu os quesitos onde foi despontuada. Dessa maneira, não renovou com o experiente coreógrafo Marcelo Misailidis, e contratou o Patrick Carvalho, que é a sensação do momento no quesito comissão de frente. No restante dos quesitos, houve renovação completa.
Já o Acadêmicos do Grande Rio renovou com a dupla de carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, que receberam propostas de diversas escolas, mas preferiram continuar na Tricolor de Caxias.
Mudanças em outras escolas
A Mangueira foi despontuada em diversos quesitos. Sendo assim, não renovou os carnavalescos Annik Salmon e Guilherme Estevão, e contratou o Sidnei França, profissional super campeão do carnaval paulistano e que faz sua estreia no Rio de Janeiro.
Também não foi renovada a direção de carnaval. No lugar, foi contratado Dudu Azevedo, que foi dispensado da Beija-Flor de Nilópolis. Vale ressaltar que uma alegoria da Mangueira colidiu com o viaduto próximo à Sapucaí, e uma escultura da Alcione perdeu a cabeça. Esse é um erro costumeiramente colocado na conta da direção de carnaval.
A Mocidade Independente dispensou o carnavalesco Marcus Ferreira e contratou o histórico casal Renato e Márcia Lage. Renato foi tricampeão com a Mocidade nos anos 90, e estava afastado da folia há um ano. Além disso, a verde e branco contratou o coreógrafo Marcelo Misailides.
O Salgueiro não renovou com o carnavalesco Edson Pereira, para seu lugar foi contratado Jorge Silveira, profissional niteroiense que é o atual bicampeão do carnaval de São Paulo, pela Mocidade Alegre.
A tradicional Portela renovou com todos seus segmentos, assim como a Paraíso do Tuiuti. A Unidos da Tijuca, escola que terminou na 11° colocação, trocou de carnavalesco. No lugar do super campeão Alexandre Louzada, a escola do Borel contratou Edson Pereira.
Louzada agora fará dupla com Lucas Milato na Unidos de Padre Miguel, escola que retorna ao Grupo Especial após 52 anos.
A Beija-Flor de Nilópolis terminou em oitavo, mas optou por renovar com seu carnavalesco João Vitor Araújo, que fez um dos trabalhos mais luxuosos do ano. Para a direção de carnaval, contratou Marco Antônio Marino que assumirá o lugar do Dudu Azevedo.
Por fim, a Unidos de Vila Isabel também renovou com todos os seus segmentos, incluindo o famoso carnavalesco Paulo Barros.