Imagem Principal
Imagem
Enfim, Lula entrega a Caixa Econômica ao Centrão
Presidente demitiu atual presidente da Caixa, Rita Serrano, e deve nomear um indicado de Arthur Lira para o comando do banco público
Enfim, Lula entrega a Caixa Econômica ao Centrão
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 25 de outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Reprodução

O presidente Lula demitiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, em reunião nesta quarta-feira (25/10), no Palácio do Planalto.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou de parte da conversa de 50 minutos.

A demissão ocorre após meses de pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de outros líderes do Centrão, que queriam abocanhar o comando do banco público.

Para a vaga de Rita, Lula decidiu nomear Carlos Antônio Fernandes, indicado por Lira. Ele é funcionário de carreira do banco e já trabalhou com integrantes do PP em outros governos petistas.

Em nota, o Planalto confirmou a demissão e disse que, na reunião, Lula agradeceu o “trabalho” e “dedicação” dela no comando da Caixa Econômica.

Exposição 

Segundo o Metrópoles, a pressão do presidente da Câmara sobre Rita Serrano aumentou, nos últimos dias, após a Caixa Cultural promover uma exposição que trazia uma colagem com ataques a Lira.

Na imagem, o deputado do PP é retratado dentro de uma lixeira, ao lado da ex-ministra e atual senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro da Economia Paulo Guedes.

Após a repercussão negativa, a Caixa decidiu cancelar a exposição, que trazia ainda uma ilustração do ex-presidente Jair Bolsonaro defecando na bandeira do Brasil.
 

Relacionadas