Enem: estudantes do RJ se queixam de longas distâncias para fazer prova
Especialista recomenda que candidatos saiam de casa “o quanto antes”
Enem: estudantes do RJ se queixam de longas distâncias para fazer prova
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 26 de Outubro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cheia de obstáculos, a vida, para muitos jovens, resume-se a uma longa caminhada. Nada mais literal para centenas de estudantes do estado do Rio, que vão participar das provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos dias 5 e 12 de novembro. 

Os candidatos estão se queixando da distância entre suas residências e os respectivos locais de prova, impostos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável por selecionar a instituição que vai aplicar os exames. 

É o que pode ser constatado, em postagens das redes sociais. 

“Esse povo do governo viaja. Vou ter que sair de São Gonçalo para ir para a Zona Norte [do Rio], fazer a prova do Enem”, disse um usuário. 

Outra internauta desistiu de fazer o exame, apesar de já ter feito a inscrição. 

“Fui ver meu local de prova (…) Soube que (…) estaria no Centro de Niterói (…) Ano passado, fiz perto de casa, e agora não”, relatou outra estudante, que não mora em Niterói. 

Uma candidata ressaltou que o local de prova dela “fica na divisa do município do lado oposto”, em Itaboraí. 

“Eu, literalmente, vou precisar pegar três ônibus domingo para ir para a prova e, na volta, dois deles terão parado de rodar”, lamentou a moradora de São Gonçalo. 

Vale lembrar que algumas localidades ficam em áreas de risco, como a Zona Oeste do Rio, palco de uma recente “guerra”, onde foram incendiados mais de 30 ônibus, após a morte de milicianos locais. 

O Inep ressaltou, em nota, que está analisando a definição dos locais das provas realizadas pelo Cebraspe, instituição vencedora do processo licitatório para aplicação do Enem, em 2023.
 
“O Inep adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame”, destaca o texto da instituição.

Ainda segundo o Instituto, a distância entre o candidato e o local de prova deve ser de, no máximo, 30 quilômetros. 

Dicas

O Enem é de fato um momento que traz tensão. O professor de História, Fábio Lima (Universidade Federal Fluminense) recomenda que os alunos saiam mais cedo de casa – “o quanto antes” -, por conta das “dificuldades importantes” do transporte público do nosso estado, em particular num domingo. 

“Há a questão do trânsito, porque mais pessoas acessarão as ruas, no dia da prova”, alertou. 

O professor acrescenta ainda que, para distensionar, o estudante deve procurar algo que lhe dê prazer, em atividades que possa fazer, durante o trajeto. 

“Vai ouvindo uma música que você goste, um vídeo que te alivie. Faça uma leitura que te conforte e te traga tranquilidade”. 

Caso o candidato entenda que cabe uma revisão, antes do exame, pode utilizar as mídias digitais. 

“Um vídeo, uma leitura breve. Não dá para o estudante comprometer o seu eixo, sua paz interior, achando que vai resolver todo um processo de revisão, naquele momento. Leve lanche, confira toda a documentação, antes de sair de casa. Mas, no caminho, procure relaxar”, resumiu Fábio.

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp. 
 

Relacionadas