Imagem Principal
Imagem
Encontro de escritores e artistas indígenas em Niterói começa nesta quarta
Evento contará com palestras no Auditório Macunaíma, no Instituto de Letras da UFF
Encontro de escritores e artistas indígenas em Niterói começa nesta quarta
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 05 de novembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

O “XX Encontro de escritores e artistas indígenas" começa nesta quarta-feira (6), no Auditório Macunaíma, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). O evento será iniciado com as mesas de debates “A literatura indígena hoje”, às 9h, com o escritor indígena Daniel Munduruku, e “Literatura Indígena como Ferramenta de Descolonização e Transformação no Ensino”, às 11h, com a poeta indígena Márcia Kambeba.

Na ocasião, também haverá uma exposição com publicações de autores indígenas. As palestras têm entradas gratuitas, mas a sala tem capacidade para 150 pessoas. O Auditório Macunaíma fica na rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, em São Domingos, Niterói.

As atividades integram a etapa educativa da vigésima edição do “Encontro de escritores e artistas indígenas”, idealizado por Daniel Munduruku e coordenado pela professora Claudete Daflon, que tem como ponto de partida o protagonismo indígena na área cultural.

Claudete Daflon coordena o encontro

Com o tema “O futuro é ancestral?”, o encontro propõe discutir os movimentos que a literatura tem trilhado na formação da consciência do povo brasileiro a partir de mesas de debates compostas por autores indígenas e especialistas na temática da literatura indígena. “Queremos fazer uma grande celebração da esperança”, dizem os organizadores.

As demais etapas serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de dezembro na UFF e na Biblioteca Nacional, de graça e abertas ao público.

Esta primeira etapa educativa do encontro será voltada para professores da educação básica e licenciandos, mas será aberta a toda a comunidade, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Niterói e o Coletivo Casulo de São Gonçalo.

Paralelamente, o Museu Nacional dos Povos Indígenas realizará, nos dias 8, 11, 12 e 13 de novembro, atividades de contação de histórias, com manuseio de objetos do acervo destinados a esse tipo de atividade, para estudantes de escolas da rede pública de ensino de Niterói.

“Ao acreditar na leitura e na escrita, oferece-se um caminho de mão dupla: para as crianças e os jovens indígenas surge um novo modo de entender a própria comunidade e a sociedade que os cercam; e às crianças e jovens não indígenas, apresenta-se a oportunidade de olhar e compreender sua ancestralidade pautada na presença indígena na História do Brasil”, afirma Daniel Munduruku.

Daniel Munduruku é o idealizador do projeto

O “XX Encontro de escritores e artistas indígenas” é uma produção do Governo Federal, FUNAI, Museu Nacional dos Povos Indígenas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, MinC, Biblioteca Nacional e Instituto Uka. A Secretaria de Educação de Niterói e o Coletivo Casulo são parceiros na parte educativa.

Relacionadas