Imagem Principal
Imagem
Em “Roubo Histórico”, Rodri bate Vinicius Jr pela Bola de Ouro
Brasileiro era franco favorito após melhor temporada da carreira, mas France Football preferiu o terceiro melhor jogador do Manchester City
Em “Roubo Histórico”, Rodri bate Vinicius Jr pela Bola de Ouro
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 28 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Rodri foi eleito o melhor jogador da temporada 2023/2024 (Foto: Divulgação)

Não foi dessa vez que o Brasil saiu da fila de 17 anos no prêmio de melhor do mundo. Apesar do franco favoritismo, Vinicius Jr foi superado na premiação da Bola de Ouro pelo volante espanhol Rodri, do Manchester City.

Vinicius Jr assumiu o protagonismo do maior clube do mundo em 2022, com apenas 21 anos. Na temporada, o brasileiro então camisa 20 formou bela dupla com Karim Benzema, que ganhou a Bola de Ouro, conquistou sua primeira Champions League e fez o gol decisivo do título. Porém, muitos ainda o consideravam um coadjuvante e ele ficou em oitavo no ranking da France Football de melhores jogadores do mundo.

Em 2024, a figura mudou. Sem Benzema na equipe e agora usando a lendária camisa 7 do Real Madrid, imortalizada por Raul e Cristiano Ronaldo, Vinicius Jr se tornou, sem resquício de dúvidas, o principal jogador do maior clube do mundo. O brasileiro teve sua melhor temporada da carreira, além de ser campeão de LaLiga e conquistar a Champions, mais uma vez, com gol na final, mais uma vez.

A temporada europeia se encerrou com Vinicius Jr como franco favorito a trazer a Bola de Ouro para o Brasil pela primeira vez desde Kaká em 2007.

Porém, não foi isso que aconteceu.

Rodri foi o premiado nesta segunda-feira (28), pela revista France Football. O jogador foi campeão da Premier League com seu clube e da Eurocopa com a Espanha. Vinicius ficou na segunda colocação, com Bellingham, também do Real Madrid, em terceiro.

A resposta nas redes sociais foi calorosa. “Roubo Histórico”, “Pior Bola de Ouro da História” e “O futebol acabou” foram frases ditas por internautas para descrever a vitória de Rodri sobre Vinicius. O gonçalense, formado no Canto do Rio, em Niterói, e na base do Flamengo, nem viajou para a cerimônia, provavelmente informado de sua derrota.

Há argumentos para dizer que Rodri não foi nem o melhor jogador do seu time na última temporada. No Manchester City, o volante claramente tem um grau de importância abaixo de De Bruyne e Haaland. Rodri não esteve no time ideal da Champions da última temporada. Na Eurocopa, em que Rodri foi eleito o melhor jogador, segundo o Sofascore, ele teve apenas a 28ª melhor nota do torneio.

Porém, um assunto que não pode deixar de ser citado é a luta que Vinicius Jr representa dentro e fora dos gramados. As ofensas racistas que são constantes ao jogador e sua resposta de nunca abaixar a cabeça. Por mais que a FIFA tente simular um apoio ao jogador, é nítido que a posição de Vinicius é no mínimo incômoda para muitos no mundo do futebol. 

“Eu farei 10x se for preciso. Eles não estão preparados.” Se manifestou Vinicius Jr em suas redes sociais após sua derrota ser oficializada. Diversos jogadores do futebol mundial declaram o Vinicius como “melhor do mundo” após a premiação.

Durante o anúncio do vencedor, feito pelo Bola de Ouro de 1995, George Weah, diversas pessoas no teatro gritaram o nome de Vini, gerando (mais um) “climão” na cerimônia. Além disso, ninguém do Real Madrid compareceu a premiação, inclusive o técnico Carlo Ancelotti, que venceu o troféu Johan Cruijff de melhor técnico, ou o próprio Florentino Pérez, presidente do clube, que venceu como time do ano. Fato é que os 100 votantes do prêmio preferiram dar a Bola de Ouro para Rodri ao invés de Vinicius Jr.

Mas, como diria o outro, “Vinicius não ganhou a Bola de Ouro? Azar da Bola de Ouro”.

Relacionadas