Assinante
Entrar
Cadastre-se
Um dos maiores nomes da música brasileira completaria 115 anos na semana passada. Agenor de Oliveira nasceu no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro de 1908. Não reconheceu? Talvez pela alcunha que o deixou mundialmente conhecido seja mais fácil, Cartola.
O sambista ficou marcado por diversos sucessos além de ter sido um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira, uma das escolas de samba carioca mais tradicionais.
O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) preparou um estudo especial para comemorar os 115 anos de Cartola. O legado musical do artista conta com 148 obras musicais e 123 gravações cadastradas no banco de dados da gestão coletiva no Brasil e o Ecad ranqueou os mais tocadas nos últimos dez anos.
Dessas, o destaque vai para “As rosas não falam”. A canção ficou na liderança das mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil e em primeiro lugar das mais regravadas de sua autoria. A segunda colocada desses dois rankings também foi a mesma: “O mundo é um moinho”, de Cartola e Alexandre Beltramini.
O cantor, compositor, violonista e poeta faleceu no dia 30 de novembro de 1980. De acordo com a Lei de Direitos Autorais (9.610/98), os herdeiros de Cartola receberão os seus rendimentos pela execução pública de suas músicas por 70 anos após a sua morte.
Confira o Top-10 da música mais tocadas de Cartola na última década:
1- As rosas não falam, Cartola
2- O mundo é um moinho, Cartola e Alexandre Beltramini
3- O sol nascerá, Elton Medeiros e Cartola
4- Alvorada, Carlos Cachaça, Herminio Bello de Carvalho e Cartola
5- Tive sim, Cartola
6- Corra e olhe o céu, Cartola e Dalmo Castello
7- Acontece, Cartola
8- Sala de recepção, Cartola
9- Disfarça e chora, Cartola e Dalmo Castello
10- Amor proibido, Cartola