Imagem Principal
Imagem
Disco 'Viagem ao Centro da Terra' faz 50 anos
Inspirada em Julio Verne, obra do tecladista, compositor, arranjador britânico Rick Wakeman lotou o Maracãzinho em 1975.
Disco 'Viagem ao Centro da Terra' faz 50 anos
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 20 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
REPRODUÇÃO

O álbum “Journey To The Centre of The Earth", o maior sucesso do tecladista inglês Rick Wakeman, está comemorando 50 anos.

Assista um trecho.

Em 1974, Rick Wakeman já tinha passado pelo Yes participando de clássicos do rock progressivo como "Close to The Edge" e "Fragile", já tinha iniciado sua carreira solo, "The Six Wives of Henry VIII" e os excessos do gênero estavam em alta, lembra Isaias Freire do portal Whiplash.

Músicas com mais de vinte minutos de duração, discos com duas músicas, uma em cada lado do LP, misturas de rock com orquestras sinfônicas, óperas rock, tudo isto fazendo o maior sucesso e vendendo como água. 

Wakeman resolveu mesclar literatura e rock. "Journey To The Centre of The Earth" foi gravado ao vivo em 18 de janeiro de 1974.

Rick Wakeman ficava ilhado por quase uma dezena de teclados, uma orquestra sinfônica e um coral inglês. 

O músico compôs uma história forte, com toda a pompa do rock progressivo; teclados, sintetizadores, baixo, guitarras, coral e uma orquestra se juntam a uma narração dramática e perfeita, que de forma épica criaram um clássico da música contemporânea.

Em 1975, Wakeman trouxe a “Viagem…” ao Brasil, encerrando o Projeto Aquarius. Lotou o Maracanãzinho e também ginásios em São Paulo e Porto Alegre.

 

Relacionadas