Assinante
Nesta quinta-feira (26) o dia amanheceu completamente nublado em Niterói, porém o que parecia apenas um dia sem sol e com previsão de chuva, acabou mudando.
Por volta das 7 horas, o céu escureceu por completo, dando a sensação de ainda ser madrugada.
Nas redes sociais, muitas pessoas postaram que Niterói virou noite em pleno dia, com relâmpagos e trovoadas.
De acordo com a secretaria municipal de defesa civil e geotécnica, Niterói entrou em estágio de atenção, às 07h05 da manhã desta quinta-feira. Foram registradas pancadas de chuva forte no município, com raios e rajadas de vento forte. Felizmente foi um temporal rápido.
Os maiores valores registrados de chuva em 15 minutos foram de 17,6 mm no Pé Pequeno, 16,4 mm em Piratininga e 14,8 mm no Morro da Penha e Morro do Palácio.
Em uma hora, foram de 23,2 mm no Morro do Estado, 21,2 mm no Tenente Jardim e 19,8 mm em Piratininga.
Do ponto de vista da intensidade, as chuvas podem ser classificadas assim:
Chuva fraca: até 2,5 mm/h (0,098 in/h). Constitui-se de gotas isoladas, facilmente identificáveis. Neste grupo tem-se a garoa (precipitação uniforme, de gotículas de diâmetro inferior a 0,5 mm e muito numerosas).
Chuva moderada: de 2,5 mm/h (0,098 in) a 7,5 mm/h (0,30 in/h). As gotas isoladas são dificilmente observáveis. Formação relativamente rápida de poças d'água.
Chuva forte: intensidade superior a 7,5 mm/h (0,30 in/h). A chuva parece cair em lençóis, não sendo possível identificar gotas isoladas. Observa-se formação rápida de poças d’água. A visibilidade é prejudicada.
A ponte Rio -Niterói fez uma operação comboio, que segundo a concessionária é um recurso operacional em que os veículos seguem na frente acompanhando uma viatura da concessionária e os usuários os seguem, para manter a baixa velocidade na rodovia. Às 8h a operação comboio finalizou e o fluxo seguiu normalmente
De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (INMET) em uma animação das imagens de satélite mostravam as nuvens carregadas em tons em vermelho que avançaram pela região, o que deixou o céu muito escuro no começo desta quinta-feira.
A estação meteorológica do INMET, em Niterói, registrou, entre as 7h e as 8h rajada de vento de 54 km/h. Em Jacarepaguá, a rajada foi de 44 km/h.
O meteorologista e professor da UFRJ Wanderson Luiz, explicou o que aconteceu.
“No início da manhã ainda temos pouca radiação chegando à superfície. Com a passagem da linha de instabilidade com nuvens Cumulo imbus muito densas e profundas, a radiação foi bloqueada, trazendo a escuridão que observamos, disse o meteorologista.
No Rio de Janeiro, segundo o Centro de Operações da prefeitura, o município entrou em estágio de mobilização às 06h20 devido à previsão de chuva moderada a forte e ventos moderados a fortes (até 76 km/h).
Segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva vindos do estado de São Paulo já atuam sobre a região da Costa Verde e se deslocam para a cidade do Rio de Janeiro. Além disso há condição de instabilidade atmosférica favorável à rápida formação de outros núcleos de chuva sobre a cidade e seu entorno.
Entramos em contato com o Corpo de Bombeiros, mas não houve acionamento para deslizamento ou outra ocorrência de chuva em Niterói.