Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12), deverá movimentar R$ 2,59 bilhões em volumes de vendas, de acordo com cálculos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estimativa representa um aumento de 5,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo a economista e professora da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Nadja Heiderich, utilizando os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos 12 meses até abril de 2024 (o acumulado geral foi de 3,69%), é possível observar como os preços de itens populares variaram em todo o Brasil, ajudando os consumidores planejarem suas compras e passeios para o Dia dos Namorados de 2024.
“Enquanto alguns itens, como chocolates, perfumes e atividades culturais, apresentaram aumentos significativos, outras categorias, como pacotes turísticos, ofereceram oportunidades de economia”, afirma Nadja.
Presentes Populares no Brasil
Chocolate em Barra e Bombom: Aumento de 5,05%
Vinho: Aumento de 1,75%
Joias: Aumento de 2,63%
Perfume: Aumento de 3,41%
Os chocolates, um presente clássico, tiveram um aumento de preço superior ao IPCA geral, refletindo um crescimento mais significativo. Os vinhos também ficaram um pouco mais caros, mas o aumento foi menor que o IPCA. As joias seguiram a mesma tendência, com um aumento leve, e os perfumes apresentaram uma variação um pouco acima da média nacional de inflação.
Passeios e Experiências no Brasil
Cinema, Teatro e Concertos: Aumento de 5,27%
Pacote Turístico: Redução de -2,47%
Atividades culturais, como ir ao cinema, teatro ou concertos, tiveram um aumento nos preços mais acentuado do que o IPCA geral. Por outro lado, os pacotes turísticos ficaram mais baratos, oferecendo uma opção mais econômica para os casais que desejam viajar.
Além dessas variações, os preços das bolsas e tênis aumentaram, com os tênis apresentando um crescimento mais alto que o IPCA geral, enquanto as bolsas tiveram um aumento mais moderado. Já as roupas masculinas e femininas tiveram aumentos menores que o IPCA geral, com destaque para a roupa feminina, que apresentou um incremento bastante baixo.