Imagem Principal
Imagem
Dezenas de baderneiros com motos ensurdecedoras não deixam Icaraí dormir
O bando, com mais de 100 motocicletas, a maioria sem silenciosos tumultuaram a madrugada da última quarta-feira (21), em Icaraí. Fizeram estrondo passando em frente a hospitais, hotéis e ruas importantes como a Joaquim Távora, as 3 horas da madrugada
Dezenas de baderneiros com motos ensurdecedoras não deixam Icaraí dormir
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 23 de agosto de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Os rolezinhos, nome carinhoso dado a baderna de motoqueiros, continuam atormentando o sono dos niteroienses e desafiando a polícia. 

Dessa vez, vídeos que circulam nas redes sociais mostram centenas de motos circulando na rua Joaquim Távora, no bairro de Icaraí, Zona Sul de Niterói, na madrugada dessa última sexta-feira (23). Foi entre 3 e 3h30 da madrugada. Idosos acordaram assustados no meio da noite, o mesmo com crianças chorando. De acordo com o 12º Batalhão de Polícia Militar duas pessoas foram presas, nas mesma madrugada.
 

Motos perturbam o sono dos niteroienses. Foto: Reprodução

As motocicletas fazem um barulho ensurdecedor, acordando e revoltando os moradores. Também há relatos de o bando passou São Francisco, Charitas e vários locais na Região Oceânica, além de São Gonçalo.

Os chamados rolezinhos são uma espécie de passeio noturno onde baderneiros voam com motocicletas barulhentas, sem documentos, muitas sem placas, nas principais vias da Região Metropolitana.

Nas redes sociais, é fácil encontrar páginas que se identificam como "oficiais" desses rolezinhos, e os encontros são amplamente divulgados na internet. No entanto, para escapar das autoridades, a maioria dessas páginas divulga os locais de concentração apenas "em cima da hora", dificultando o trabalho da polícia em conter esses eventos.

Paralelamente, aumentam as ocorrências criminais envolvendo motocicletas, quando em geral o garupa, armado, anuncia o assalto enquanto o piloto avança sobre a vítima. Motos em placas e faróis também são usadas pelo narcotráfico no transporte de drogas.

Páginas divulgam os encontros pela internet. Foto: Reprodução

A página "Quinta no Grau em Niterói" afirma claramente que os encontros ocorrem toda madrugada de quinta para sexta-feira no município: "Rolézinho às quintas-feiras, concentração à 0h." Sabem que neste horário o Segurança Presente não está atuando e o efetivo da PM é reduzido.

Já a página "Rolé ZN" promove encontros na Zona Norte do Rio e possui mais de 100 mil seguidores, enquanto a "Rolé SG" divulga encontros em São Gonçalo, utilizando a estratégia de não revelar os locais de concentração.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que ações para reprimir essas mobilizações são realizadas de forma sistemática em toda a cidade. Os policiais interceptam os motociclistas, verificam documentos e identificam possíveis infrações em flagrante. A corporação também trabalha em conjunto com equipes do Detran na 'Operação Siga Legal', responsável por fiscalizar irregularidades em veículos automotores e combater esse tipo de prática.

Além disso, a Polícia Militar atua em parceria com órgãos municipais em diversas ações de combate aos rolezinhos em diferentes pontos do Estado. A corporação enfatiza a importância da colaboração da população, por meio de denúncias pelo telefone do Disque-Denúncia (21) 2253-1177, ou, em casos urgentes, acionando a Central 190 para que medidas imediatas possam ser tomadas. Os registros nas delegacias da Polícia Civil também são fundamentais para o início de investigações.

O Detran afirma que coordena 16 operações de fiscalização diárias, incluindo no período noturno, como parte da operação 'Siga Legal'. No entanto, essas fiscalizações ocorrem em pontos fixos e não incluem a verificação de veículos em movimento. E quando um motoqueiro é flagrado em situação irregular, sem silencioso por exemplo, ele pode colocar a peça e ser liberado. Metros depois, retira de novo e volta para a baderna.

Relacionadas