Imagem Principal
Imagem
Detran-RJ realiza o primeiro Dia D de 2025
Evento acontece na próxima segunda-feira (7)
Detran-RJ realiza o primeiro Dia D de 2025
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 04 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Público PCD poderá se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas (Foto: Alexandre Simonini)

O Detran-RJ anunciou a realização do primeiro Dia D de 2025. A ação acontece na segunda-feira (7) e contempla o público PCD, que poderá se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas com deficiência que precisam de carro adaptado.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 16h, no Posto Detran Acessível – PCD, na Avenida Francisco Bicalho, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Além do posto, as aplicações também podem ser feitas em outras 20 Circunscrições Regionais de Trânsito no estado.

No Leste Fluminense metropolitano, os locais são: Niterói (Rua Desidério de Oliveira, s/nº - Centro); São Gonçalo (Avenida Presidente Kennedy, 425 - Partage Shopping); Rio Bonito (Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, nº 39); Itaboraí (Avenida 22 de Maio, s/n - Terminal CODERTE - Venda das Pedras); e Maricá (Rodovia Amaral Peixoto, km 21, 5 - São José do Imbassaí).

Na Região dos Lagos, há postos em Cabo Frio (Rua Meira Junior, s/nº - Centro) e Araruama (Aenida Getúlio Vargas s/n – Parque Hotel – ao lado da UPA). Além da inscrição, o usuário PCD poderá realizar serviços de identificação civil e habilitação, sem necessidade de agendamento prévio.

No Posto Detran Acessível - PCD, a Secretaria de Trabalho, por meio da Casa da Inclusão, estará oferecendo vagas de emprego. Além disso, a Fundação Leão XIII dará orientação para o requerimento do Vale Social. 

O Detran reforçou que também estarão disponíveis a emissão gratuita de identidade, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone). Caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

Relacionadas