Imagem Principal
Imagem
Desafio das Ilhas reúne 225 remadores em Niterói
Competição teve largada e chegada na Praia de Charitas
Desafio das Ilhas reúne 225 remadores em Niterói
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 29 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram

Trinta canoas havaianas, cada uma com nove atletas, participaram, na Praia de Charitas, em Niterói, da segunda edição do Desafio das Ilhas. A competição de va’a percorreu 83 quilômetros, entre as ilhas da Baía de Guanabara, Tijucas e Cagarras, com disputa em forma de revezamento. Entre os competidores de vários estados brasileiros, também estavam americanos, cubanos e argentinos. A equipe Guanabara Team (masculino), do Rio, foi a primeira a concluir o desafio.

O Desafio das Ilhas foi idealizado pelo baiano Fábio Mota, da Nativos VA’A, de Salvador, depois de vir competir e treinar alunos na Baía de Guanabara, em 2021. Ele ficou encantado com a beleza das ilhas Pai e Mãe e estudou as condições das marés.

Em 2023, se associou a Marcos Nery, da Tribo Hoe, que funciona no último quiosque de Charitas (20), e promoveu o 1º Desafio das Ilhas, com 11 canoas polinésias. Cada canoa conta com uma lancha de apoio, além das embarcações da produção.

O sucesso do Desafio das Ilhas de 2024 levou o organizador a estimar ao menos o dobro de atletas em 2025, quando ele espera contar com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Niterói. Fábio destacou o crescimento do esporte no Brasil e lembrou que participaram do desafio de remadores de Brasília, Bahia, Sergipe, Espírito Santo e São Paulo.

Fotos: neto_ilhabela; rcapotefotos; corrohgomes.fotografo

Relacionadas