Imagem Principal
Imagem
Deputado estadual é alvo de operação da PF contra corrupção
Thiago Rangel (PMB) é investigado por fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de capitais e outros crimes
Deputado estadual é alvo de operação da PF contra corrupção
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 14 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (14), a Polícia Federal deflagrou, com participação da Receita Federal e do Ministério Público Estadual (MPRJ), a Operação Postos de Midas com o objetivo de apurar a prática dos crimes de organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de capitais e outros. Um dos alvos é o deputado estadual Thiago Rangel (PMB).

Na ação de hoje, mais de 60 policiais federais, servidores da Receita Federal e membros do Ministério Público, cumprem 14 mandados de busca e apreensão, em endereços residenciais, comerciais e em quatro prédios públicos, localizados na cidade do Rio de Janeiro e em Campos dos Goytacazes.

O inquérito policial começou após a prisão em flagrante de um dos membros da organização criminosa, considerado braço direito do chefe do grupo. Ele foi preso em 2022 por corrupção eleitoral.

As investigações revelaram um esquema criminoso de contratações diretas, por meio de dispensa fraudulenta de licitação, de empresas ligadas ao parlamentar estadual investigado ou “emprestadas” a ele, resultando em sobrepreço e no desvio de recursos públicos, posteriormente branqueados por meio de uma extensa rede de Postos de Combustíveis. Apura-se também a prática do direcionamento de licitações para o mesmo grupo econômico.

O nome da operação, Midas, faz referência ao crescimento exponencial do patrimônio do investigado que, quando concorreu ao cargo de vereador pelo Município de Campos dos Goytacazes, declarou um patrimônio de R$ 224.000,00 (duzentos e vinte e quatro mil reais) composto por dois veículos, participação no valor de sessenta mil reais em um posto de gasolina e um jet esqui.

Já em 2022, quando concorreu ao cargo de Deputado Estadual, declarou um patrimônio de R$ 1.972.000,00 (um milhão novecentos e setenta e dois mil reais). E, atualmente, conta com uma vasta rede de Postos de Combustíveis, composta de 18 postos, além de 12 empresas identificadas na investigação.

Relacionadas