Assinante
Entrar
Cadastre-se
Com o aquecimento nas vendas de serviços e produtos, especialmente por meio do e-commerce, o número de reclamações feitas pela população à Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), tem se intensificado. De janeiro a outubro deste ano, a comissão realizou 6.308 atendimentos, gratuitamente, por meio dos canais de comunicação disponibilizados ao público.
Deste número total de queixas, 1.757 atendimentos foram realizados pelo telefone da Codecon; 661 por meio da página www.cdcrj.com.br; 640 de forma presencial, na sede da ALER; e 172 casos formalizados via e-mail. O ônibus itinerante da comissão atendeu a 60 pessoas de localidades diferentes, e três reclamações chegaram por carta.
De acordo com o último relatório da comissão, os setores que mais receberam contestações foram aqueles voltados para a prestação de serviço como, por exemplo: interrupção no fornecimento de energia e contestação de valores cobrados nas faturas, problemas na prestação de saneamento básico, erros nos parcelamentos de débitos, e falhas no fornecimento de sinal de internet, entre outros.
“A Codecon é uma das Comissões Permanentes da ALERJ que presta um serviço gratuito à população fluminense. Desde 2019, a comissão já atendeu a mais de 70 mil pessoas e vem trabalhando para que os direitos dos consumidores sejam respeitados e protegidos”, afirmou o deputado Fabio Silva (União), que preside o colegiado ao longo deste período.
Os atendimentos da Codecon são realizados de diferentes formas: no telefone 0800 282 7060; através do e-mail [email protected]; ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no 2º andar/sala 201, da sede da ALERJ, localizada na rua da Ajuda, nº 5, Centro-RJ.