Imagem Principal
Imagem
Niterói tem pontos de ajuda às vítimas de tragédia climática no RS
De acordo com a Defesa Civil gaúcha, as chuvas causaram 83 mortes, 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. É a maior tragédia ambiental da história do estado
Niterói tem pontos de ajuda às vítimas de tragédia climática no RS
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 06 de maio de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Presidência da República
Imagem destacada

Por conta das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, as filiais da Cruz Vermelha Brasileira nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio, Macaé e Barra Mansa se mobilizaram e montaram um ponto de coleta para donativos, a fim de arrecadar doações e ajudar as vítimas do pior desastre ambiental de toda a história gaúcha.

O ponto, localizado no Complexo Esportivo Caio Martins, em Icaraí, funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h, e vem arrecadando materiais como roupas para adultos e crianças (em bom estado), fraldas, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas de cama e banho (em bom estado), água mineral e calçados para adultos e crianças (em bom estado). Todo o material arrecadado será enviado as vítimas por meio de uma parceria com uma companhia aérea. 

O presidente da filial da Cruz Vermelha em Niterói, Anderson Dopazo, viajou ao Rio Grande do Sul, e vem acompanhando de perto a situação dos desabrigados no local. 

“Viajamos até Porto Alegre (capital gaúcha) para acompanhar de perto a situação das vítimas atingidas, e com isso, eu venho pedir um apelo a vocês para ajudar a população, temos muitos mortos, muitos desabrigados por aqui”, relatou.

CDL Niterói e 12º BPM também se mobilizam

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói (CDL Niterói), em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação Varejista do Rio Grande do Sul, criaram uma conta para ajudar as vítimas que foram atingidas pelas chuvas. As contribuições serão direcionadas, em conjunto com a Defesa Civil, para os mais necessitados, através do PIX: [email protected].

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Já o comandante do 12º Batalhão de Niterói, coronel Leonardo Ribeiro de Oliveira, também colocou o espaço da corporação niteroiense à disposição para receber donativos. Ainda não há detalhes de como irá funcionar o ponto de coleta.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, lamentou a situação do estado gaúcho e pôs a Defesa Civil do município a disposição.  “Uma tristeza a situação das cidades do Rio Grande do Sul. Através da Frente Nacional de Prefeitos, estou oferecendo ajuda para os municípios gaúchos. Coloquei a Defesa Civil de Niterói à disposição e estou em contato com autoridades gaúchas e federais para juntos, municípios de todo o País, darmos o suporte necessário. Toda minha solidariedade às famílias vítimas de mais essa tragédia decorrente das mudanças climáticas, sobretudo, às que perderam pessoas queridas”, afirmou.

Governo do Estado envia equipes dos Bombeiros e da Polícia Civil ao RS

Foto: Divulgação/ Governo do Estado

Agentes do Corpo de Bombeiros do Rio e duas aeronaves da corporação foram enviadas ao Rio Grande do Sul para ajudar no resgate das vítimas das chuvas que atingem a região.

Segundo informações do Governo do Estado, foram enviados 54 militares, em 11 viaturas, e duas aeronaves para ajudar. Já a Polícia Civil também enviou 10 agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) para ajudar no serviço de resgate das vítimas com um helicóptero da corporação.

A ideia é que o Estado do Rio atue com 250 profissionais na região gaúcha. Além disso, uma equipe multidisciplinar será enviada para identificação de vítimas.

O que se sabe sobre as cheias?

Foto: Divulgação/ Redes Sociais

Os temporais causaram prejuízos em 70% do Rio Grande do Sul: 345 dos 496 municípios registram algum tipo de estrago. Ao todo, cerca de 850 mil pessoas estão sem luz, água e enfrenta dificuldade de locomoção por conta de alagamentos e bloqueios de ruas, avenidas e estradas.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, o número de mortos subiu para 83. Ainda são investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. O órgão gaúcho disse ainda que são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). 

A previsão de chuva para a partir da metade desta semana em áreas já castigadas por temporais volta a deixar o estado em alerta. De acordo com o Climatempo, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva. A possibilidade de aumento do frio pode dificultar os resgates.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, está quase 2,30 metros acima da cota de inundação. Em medição realizada às 5h15 desta segunda-feira (6), o patamar estava em 5,26 metros. O limite para inundação é de 3 metros.

Relacionadas