Imagem Principal
Imagem
Cresce 3000% o número de pessoas que realizaram mudança de sexo em cartório no RJ
Para realizar o registro, não há necessidade de procedimento judicial, nem comprovação da cirurgia
Cresce 3000% o número de pessoas que realizaram mudança de sexo em cartório no RJ
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 27 de junho de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Agência Brasil

O número de pessoas que efetuaram mudança de sexo em cartório experimentou um crescimento expressivo de aproximadamente 3.000% nos últimos cinco anos. Essa ação foi legalizada no Rio de Janeiro no ano de 2018.

Conforme a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado, desde então, mais de 430 mudanças de nome ne gênero de pessoas transexuais foram oficialmente registradas. Entre junho de 2018 e maio de 2019, ocorreram cinco modificações. Já entre junho do ano passado e maio deste ano, esse número atingiu 148, sendo 89 alterações para o gênero feminino e 51 para o masculino.

Para realizar o registro, não é necessário um processo judicial nem a comprovação da intervenção cirúrgica conhecida como transgenitalização.

✅ Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp

A psicóloga Luana Souza, de 33 anos, iniciou o procedimento no cartório em janeiro de 2018 e explica como funcionou o processo.

"Eu encontrei apoio na defensoria pública do Rio de Janeiro, em uma coordenação chamada Nudiversis, que cuida dos direitos das pessoas LGBT. Eles contam com uma equipe multidisciplinar, com psicólogo, assistente social... Eles produzem documentos técnicos para as ações judiciais, e aí eles encaminham para a defensoria pública.

Depois de um tempo, o nosso documento é deferido, e a gente já pode ir no cartório para fazer a entrada nas documentações, totalmente isento de taxas para a mudança do sexo nos nossos documentos"

Relacionadas