Imagem Principal
Imagem
Corrida para vice na chapa de Rodrigo Neves afunila
Entre os sete nomes ventilados anteriormente, ao menos três já foram descartados
Corrida para vice na chapa de Rodrigo Neves afunila
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 08 de junho de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Imagens de reprodução

A disputa para a candidatura a vice-prefeito na chapa de Rodrigo Neves (PDT) já tem alguns nomes descartados.

A TRIBUNA divulgou no último dia 4 os diversos candidatos que estavam sendo cotados pelo grupo político do ex-prefeito.

No entanto, já se sabe que algumas figuras como Felipe Peixoto (PSD), Antônio Cláudio, Chico D'Ângelo (PDT) estão fora do páreo.

O motivo é bem semelhante. Todos eles possuem cargos públicos, e não se desligaram de suas funções no prazo máximo estabelecido pela legislação eleitoral.

Felipe Peixoto (PSD) informou que segue como subsecretário de Estado de Energia e Economia do Mar, no governo do Estado.

Também com exclusividade para A TRIBUNA, Chico D'Ângelo (PDT) afirmou que continua trabalhando como assessor no Ministério da Saúde.

Por fim, Antônio Cláudio, que é o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), segue exercendo o cargo, fato informado pela instituição.

Vale lembrar que está vetada a participação desses três a qualquer candidatura nas eleições, e não apenas à de vice-prefeito.

Os nomes que seguem na "corrida" para participação na chapa trabalhista são Juliana Benício (Cidadania), Bárbara Toledo, Isabel Swan (PV) e Paulo Bagueira (União Brasil).

Juliana Benício, recém-filiada ao Cidadania, disse para A TRIBUNA estar esperando um convite de Rodrigo para, quem sabe, compor com ele uma chapa como vice. “Ainda não conversei com o Rodrigo. Logicamente que, quando vim para o Cidadania, eu tinha certeza de que comporia uma chapa que apoia ele”, declarou.

Bárbara Toledo é a fundadora do Quintal de Ana, que há 24 anos atua na cidade, em prol da adoção no Brasil, Bárbara Toledo. O que pode pesar na decisão dela, entretanto, é o posicionamento contrário do marido, o procurador de Justiça, Sávio Bittencourt.  

Isabel Swan é velejadora profissional e campeã olímpica nas olimpíadas de Pequim (2008), ela tende a ser a indicação de Axel, que abriu mão da candidatura a chefe do executivo, em favor de Rodrigo.

Imbróglio com o União Brasil

Por fim, ainda há o imbróglio com o União Brasil. Uma das exigências do presidente do partido no estado – e da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio) – Rodrigo Bacellar, é de que o atual vice-prefeito, Paulo Bagueira, siga na chapa de Rodrigo Neves.

Caso contrário, a corda pode se romper, rumo a um possível apoio a uma outra candidatura ou a uma candidatura do próprio Bagueira. Haveria um acordo prévio - a ser cumprido - para que o atual vice-prefeito siga ao lado de Rodrigo.

Relacionadas