Imagem Principal
Imagem
Coro e Orquestra Aprendiz Musical se apresenta na Sala Leila Diniz
Única apresentação terá repertório que vai de Beatles a Gonzaguinha, além de homenagem ao Natal; entrada franca
Coro e Orquestra Aprendiz Musical se apresenta na Sala Leila Diniz
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 06 de dezembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira (6), às 14h, a Sala Leila Diniz – no interior do prédio da Imprensa Oficial, no Centro de Niterói – vai receber o Programa Aprendiz, que apresenta mais um espetáculo do grupo. A entrada do evento é gratuita e sujeita à lotação. Desta vez, sobe ao palco o projeto ‘Concertos na Imprensa’, com uma apresentação conjunta e especial de músicas de Natal. No repertório - entre outras canções -, “Natal é tempo de amar” e “Suíte de Natal”. Também serão lembrados clássicos da música internacional e popular brasileira, indo de Beatles a Gonzaguinha.

O Coro Infantojuvenil Aprendiz Musical, sob a regência do Maestro Miguel Torres, iniciou suas atividades em 2023, como parte da expansão do Programa Aprendiz Musical. A estreia aconteceu em 13 de setembro, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. Um dos principais objetivos do coro é receber discentes das turmas de Iniciação Musical e Canto Coral, provenientes das Unidades Escolares da Rede Municipal Pública de Ensino.

Ao participarem ativamente dessa experiência de canto coletivo, as crianças e jovens, com o apoio de suas famílias, continuam a desenvolver as habilidades pedagógicas e artísticas iniciadas nas escolas. Envolvendo-se semanalmente nos ensaios e participando regularmente de apresentações públicas, eles aprofundam seus conhecimentos musicais, progredindo gradualmente para peças mais desafiadoras, tecnicamente. Esse processo não apenas contribui para o desenvolvimento individual como cantores, mas também fortalece suas habilidades sociais em um ambiente propício para a exploração de emoções e compartilhamento de vivências com outras crianças e jovens.

O projeto se destaca pela relevância de crianças e jovens como agentes transformadores sociais através da música, contribuindo para o enriquecimento do tecido social.

Orquestra Infantojuvenil Aprendiz

A Orquestra Infantojuvenil Aprendiz surgiu com os alunos da rede municipal de educação, que chegam ao Programa Aprendiz Musical trazidos para um primeiro contato com a música e os instrumentos. Vão se habituando e aprendendo sobre palco, a liturgia orquestral, as nomenclaturas de orquestra e, com isso, assimilando o que de fato faz um maestro, um regente, um spalla, ou o que é o ritornelo e uma fermata, por exemplo. Como se faz para respirar no início e no fim de cada ato, além de todo conteúdo inicial, eles aprendem nesta etapa. Na Orquestra Infantojuvenil, os alunos mais velhos ajudam os mais novos, existe um acolhimento natural. Ninguém melhor do que eles mesmos para se acolherem. Dentro da Casa Aprendiz, os alunos tocam e estudam juntos; os mais experientes ensinam como escrever nas partituras do jeito certo, como afinar o instrumento e toda a iniciação acontece de maneira fluida.

“A Casa Aprendiz é a segunda casa destas crianças, que irão conviver durante anos, aprendendo e se apresentando. Assim como eu, e o coordenador João Victor, podem até seguir no projeto”, disse o Regente Diogo Moura.

‘Concertos na Imprensa’, com a Orquestra e Coro Infantojuvenil Aprendiz

Data: Quarta-feira, 06 de dezembro

Horário: 14 horas

Local: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Sala Leila Diniz

Endereço: Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói -

Telefone: (21) 2717-5299

Ingresso: Entrada gratuita

Clique aqui e receba mais notícias da sua cidade no WhatsApp. 


 

Relacionadas