Assinante
A partir de agora, o trabalho no comércio nos feriados somente poderá ser realizado após negociação com os sindicatos. Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego estabelece a exigência de concordância dos trabalhadores.
A portaria estabelece ainda que apenas as feiras livres poderão abrir nos feriados sem acordo coletivo.
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), “a portaria repara um erro histórico que começou no governo de Michel Temer, quando foi desrespeitada a legislação que garantia o direito dos trabalhadores do comércio de negociar as condições de trabalho em feriados”.
Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), manifestou preocupação com os termos da portaria porque “a medida desconsidera que certas atividades do comércio se constituem essenciais e de notório interesse público".
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs) também fez elogios. Para o presidente da entidade, Julimar Roberto, “essa portaria fortalece bastante as convenções coletivas, que são o instrumento mais adequado para garantir os direitos e os benefícios dos trabalhadores do comércio.
A APAGADA FESTA DOS 400 ANOS
A inauguração da Avenida Praia Grande, ligando o Forte do Gragoatá à Ilha da Boa Viagem, foi a única obra urbana realizada na cidade que receberia, no ano seguinte, o impacto da Ponte Presidente Costa e Silva. Rio-Niterói.
Se Stanislaw Ponte Preta ("Ultima Hora") classificava Niterói como "a terra onde urubu voa de costas", o próprio governador, Raymundo Padilha, dizia que "em Niterói se entra pela porta dos fundos", numa alusão à montanha do lixo depositada pela Prefeitura na àrea da iniciada 2a. segunda fase do Aterro.
Tanto o cronista quanto o governador e o prefeito Ivan de Barros residiam no Rio, sendo este último, presidente da Banda de Ipanema.
Já "A Tribuna", apresentava na 1ª página do dia 22 de novembro de 1973, o longo artigo "NITERÓI, ANO ZERO", defendendo um novo começo para a vida na velha cidade ocupada por estrangeiros.
ABERTURA DE HORIZONTES
Niterói mantinha a tradição de uma cidade pacata, onde todos se conheciam e sabiam receber os imigrantes e visitantes, mas precisava de muitas soluções a começar pela volta da pureza das suas águas praianas e fim dos esgotos sem saída, senão o mar.
A sua grandeza poderia vir através das 55 soluções urbanas estudadas e alinhadas pela "A Tribuna", algumas com o aprovo de técnicos como José Sodré Linhares, Pedro Lentino, Carlos Álvaro Quintela.
Este último, engenheiro do DER, transformou em projeto e executou a obra da ligação de São Francisco a Pendotiba, inaugurada em outubro de 1972. Não existia a Ponte nem o túnel Icaraí-São Francisco.
ACESSO A ICARAÍ
Antes deixar a Prefeitura, Ivan de Barros inaugurou a ligação José Clemente-Fagundes Varela e a duplicação da rua Miguel de Frias, obras propostas por dois "estrangeiros": os mineiros Ephrem e Jourdan Amóra, que dirigiam os dois diários da cidade.
FIM DA HEPATITE
Um bom momento foi a investidura do Almirante Faria Lima, executor da fusão, e que teve o senso de designar para prefeito o engenheiro Ronaldo Fabricio, que se empenhou na ampliação do corredor de acesso à Ponte e promoveu a duplicação da faixa urbana no litoral das Charitas, São Francisco e Icaraí, que recebeu também nova iluminação à vapor de mercúrio.
Ele estudou as 55 soluções e disse que só poderia executar sete, face seu mandato curto (22 meses).
Produção industrial no Estado cresce em setembro
O estado do Rio de Janeiro apresentou um crescimento de 3,1% na produção industrial, na virada de agosto para setembro. A informação é da Regional do IBGE em sua Pesquisa Industrial Mensal (PIM). Este é o segundo maior crescimento no Brasil, no período.
A pesquisa do IBGE também destacou uma alta de 5,3% no setor, entre setembro de 2022 e setembro deste ano. A indústria extrativa e derivados do petróleo e biocombustíveis foi a principal impulsionadora da economia do Rio de Janeiro.
Homenagem
O prefeito Axel Grael (PDT) convidou os ex-prefeitos de Niterói – vivos – para homenageá-los, no contexto das comemorações pelos 450 anos da cidade, a serem completados no próximo dia 22, quarta-feira. Dentre os agraciados, Ronaldo Fabrício; Moreira Franco; Godofredo Pinto; Rodrigo Neves; Jorge Roberto Silveira e Waldenir Bragança.