Assinante
Entrar
Cadastre-se
O contador de ciclistas da Avenida Marquês de Paraná, em Niterói, superou a marca de 1 milhão de bicicletas desde sua instalação em março. Com uma média de 5 mil ciclistas diários, o equipamento, parte do sistema Contabike, evidencia o crescimento do uso das bicicletas como meio de transporte.
O Contabike conta com 11 totens distribuídos em pontos estratégicos da cidade, incluindo a Avenida Amaral Peixoto, Rua São Lourenço e Avenida Roberto Silveira. Atualmente, a Avenida Marquês de Paraná registra mais de 139 mil ciclistas por mês, consolidando-se como um dos principais corredores cicloviários do município.
“Por ser um veículo pequeno, de baixo impacto visual e sonoro, sua presença pode passar despercebida no ambiente urbano, levando até à impressão equivocada quanto ao volume de pessoas que a utilizam. O totem que foi instalado na Marquês de Paraná não deixa dúvidas: são muitas viagens, mais de um milhão, feitas de bicicleta no local", afirma Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta.
Expansão da malha cicloviária
A malha cicloviária da cidade alcançou 86 quilômetros e deve chegar a 100 até o final de 2024. Nos últimos dois anos, ciclovias importantes foram requalificadas, como as das avenidas Amaral Peixoto e Roberto Silveira, além de conexões estratégicas, como o trecho do Ponto Cem Réis e a Rotatória de Camboinhas.
Projetos recentes acrescentaram 10,5 quilômetros à malha, beneficiando vias como a Rua Florestan Fernandes, Rua Matias Sandri e Avenida Carlos Nelson.
Crescimento do NitBike
O sistema de bicicletas compartilhadas NitBike já contabiliza 70 mil usuários cadastrados em quatro meses de operação. Atualmente, são 400 bicicletas distribuídas em 37 estações, com previsão de expansão para 50 estações e 600 bicicletas até o final do ano. Com uma média de 6.900 viagens diárias, o sistema é usado predominantemente para deslocamentos durante a semana, com mais de 98% das viagens dentro do limite gratuito de uma hora.
O aluguel é feito pelo aplicativo NitBike (iOS e Android), sendo gratuito para viagens de até uma hora. Após esse período, é cobrada uma tarifa de R$ 8 por hora adicional.
Ampliação do Bicicletário Araribóia
A Prefeitura iniciou as obras de ampliação do Bicicletário Araribóia, que passará de 446 para 960 vagas, incluindo espaços para recarga de bicicletas elétricas. Com investimento de R$ 1,1 milhão, a obra deve ser concluída em seis meses.
Além do aumento da capacidade, o espaço contará com novos módulos cobertos, suporte para estacionamento vertical e horizontal, sistema de monitoramento por câmeras e drenagem para escoamento de água da chuva. Serão instalados 20 pontos de recarga para bicicletas elétricas e criada uma área para cursos e oficinas voltados à cultura da bicicleta e ao planejamento de políticas públicas.