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A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulgou, nesta quarta-feira (24), o relatório referente a dezembro de 2023. No acumulado do ano, houve um aumento de 3,09% no consumo dos lares brasileiros, em relação a 2022.
Na comparação entre dezembro do ano passado e o de 2022, a alta registrada foi de 10,73%. Já no comparativo entre dezembro e novembro de 2023, o consumo foi 18% maior.
“A menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio na comparação com o consumo fora do lar foi um fator essencial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano puxado principalmente pela carne bovina, sinalizando uma recomposição de renda, do crescimento do emprego, da consolidação dos programas de transferência de renda e de outros recursos que movimentaram a economia ao longo do ano como o pagamento dos precatórios”, analisou o vice-presidente da ABRAS, Marcio Milan.
Em dezembro, os principais recursos injetados na economia foram o pagamento da segunda parcela do 13º salário de trabalhadores do mercado formal, os repasses do Bolsa Família, o Auxílio Gás, o lote residual de Restituição de Imposto de Renda e o pagamento de Requisições de Pequeno Valor e precatórios.
O levantamento contempla todos os formatos e canais operados pelos supermercados e os indicadores são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O relatório completo está disponível neste link.