Assinante
Entrar
Cadastre-se
Na noite da última quinta-feira (12), a vereadora e candidata a reeleição, Benny Briolly (PSOL), liderou um protesto no Shopping Icaraí. O motivo é que uma companheira de militância da Benny Briolly, uma mulher trans chamada 'Lua', teria sido impedida de usar o banheiro feminino do local.
Com alto falante, faixas e gritos de ordem, o grupo invadiu o shopping, e no banheiro feminino, aconteceu um "xixi simbólico".
"Senhora Vânia (Giusti, síndica do estabelecimento) do Shopping Icaraí, nós não estamos pedindo a sua opinião para usar o banheiro do shopping. Vai dar opiniao no banheiro da sua casa. Em Niterói quem dá opinião e quem legisla pela população trans se chama Benny Briolly", afirmou a parlamentar.
Participaram do ato coletivos como Rede Trans UFF e a União da Juventude Comunista - o núcleo jovem do PCB -, além de outros movimentos sociais.
"Enquanto eu estiver como vereadora em Niterói, não tolerarei nenhum ato transfóbico ou qualquer tipo de discriminação contra nossos corpos", finalizou a vereadora. Benny Briolly, que é presidente da comissão de direitos humanos da Câmara Municipal, ainda entregou um ofício de violação de direitos humanos, para a síndica do prédio, que não pôde assinar, pois não estava presente.
O Shopping Icaraí não se pronunciou até o momento.