Assinante
Entrar
Cadastre-se
O novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o cargo de perito médico federal, já tem autorização para ocorrer. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta semana.
Com o aval dado, o Ministério da Previdência Social (MPS) vai preencher 175 vagas para a carreira na Perícia Médica Federal. Os cargos são destinados a pessoas formadas em medicina com o registro regular no Conselho Regional da classe.
A carreira de perito médico federal é vinculada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal, com atuação, primordialmente, no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O salário inicial ainda não foi divulgado, mas o cargo proporciona ganhos de R$16.875.99, com a estabilidade pelo regime estatutário de contratação. Esse valor considera o salário inicial da jornada de 40 horas, com o reajuste do governo mais o auxílio-alimentação de R$1 mil e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, no valor de 100 pontos.
Agora, o Ministério da Previdência Social tem até seis meses para publicar o edital que regerá as normas do processo seletivo. Ou seja, o documento deve ser divulgado até fevereiro de 2025.
Além disso, a autorização ainda prevê que a aplicação das provas devem ocorrer dois meses após a publicação do edital, ou seja, abril de 2025.
A partir de agora, o MPS volta as suas atenções para a escolha da banca organizadora do certame.
A autorização de 175 vagas deve preencher cerca de 11% da necessidade da Previdência Social. Isso se dá pelo fato da solicitação encaminhada ao governo ter sido de 1.574 vagas.