Assinante
Está autorizado o concurso público para mil novas vagas na Polícia Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14). O certame será para o provimento de vagas na área policial.
Das mil vagas, 120 são para o cargo de delegado, 69 para perito criminal federal, 630 para agente, 160 para escrivão e 21 para papiloscopista. Todos os cargos têm como requisito o nível superior, para uma jornada de trabalho de 40 horas. Também será exigido que o candidato apresente Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo a publicação do DOU, o prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público será de até seis meses, ou seja, até agosto, contados da publicação da portaria nesta sexta-feira. O documento é assinado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues.
Em publicação na rede social X, a corporação avisa que foi autorizado o concurso para a carreira administrativa. No fim de janeiro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou a realização de um novo concurso da Polícia Federal para preenchimento de duas mil novas vagas, ampliando o número de integrantes da corporação de 13 mil para 15 mil policiais.
Na ocasião, Lewandowski previu que a entrada efetiva dos aprovados no concurso público deve ocorrer até o fim deste ano ou em 2026.