Assinante
Entrar
Cadastre-se
A produção das principais carnes do Brasil (boi, porco e frango) deve apresentar um aumento de 3,9% em 2024, chegando a 30,88 milhões de toneladas. O volume deve garantir o abastecimento do mercado brasileiro, com uma disponibilidade interna estimada em 21,12 milhões de toneladas. Os dados foram divulgados no quadro de suprimento de carnes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Ainda segundo a Conab, as exportações de carne também devem crescer em torno de 6,5% e são projetadas em 9,85 milhões de toneladas.
“Mas além desse aumento na produção, os preços dos insumos para alimentação animal estão menores para o criador. Essa combinação de fatores tende a sustentar os preços das carnes em patamares mais baixos para os brasileiros e as brasileiras”, destaca o presidente da Companhia, Edegar Pretto.
Da estimativa total de produção, cerca de 10 milhões de toneladas deverão ser de carne bovina, com 6,6 milhões de toneladas disponibilizadas para o Brasil. No caso da carne suína, devem ser produzidos este ano 5,55 milhões de toneladas, das quais 4,22 milhões de toneladas serão para consumo dos brasileiros. Já a avicultura de corte tem estimativa de produção de 15,4 milhões de toneladas e poderá disponibilizar para o mercado interno 10,3 milhões de toneladas.
A exportação desses produtos também tem projeção de crescimento, de 6,6% para a carne suína, de 0,9% para a carne de frango e 15,7% para a carne bovina.
Além das informações sobre carnes, o quadro de suprimento da Conab também traz informações sobre a produção de ovos no país. De acordo com a estimativa da estatal, a produção para 2024 deve atingir um novo recorde e chegar a 41,1 bilhões de unidades de ovos para consumo. Com este volume, a disponibilidade per capita do produto deve se manter estável, estimada em 200,2 unidades por habitante ao ano.