Assinante
Neste sábado (5), a Companhia Lírica Lívia Dias estreia a ópera “O Milagre das Rosas”, do autor Mário Mascarenhas, no Clube Português de Niterói, no Ingá. O espetáculo, que também acontece no domingo (6), faz parte do projeto “Aprendendo a Gostar de Ópera”, ministrado pela própria Lívia, voltado especialmente ao público infantojuvenil.
No espetáculo, é contada a história da Rainha Isabel de Portugal, que tinha muita fé e compaixão aos mais necessitados, em contraponto ao seu esposo, o Rei Dom Dinis preocupado apenas com a guerra que se aproximava.
A história da ópera é baseada no famoso "Milagre das Rosas", um conto popular português. A rainha, conhecida por sua bondade, costumava levar pães escondidos para dar aos necessitados. Quando questionada sobre o que carregava, ela teria dito que eram rosas. Em um ato de fé, ao abrir o manto, as rosas teriam caído, comprovando sua história.
A ópera de Mário Mascarenhas é uma montagem para voz e piano, com dois atos, e promete emocionar o público com a união de música, teatro e arte lírica.
O espetáculo tem direção-geral e concepção de Lívia Dias, Direção Musical de Joabe Ferreira e Direção Cênica de Luiz Menezes, Figurino de Camila Swan e Lina da Hora
Lívia Dias é Mestre e Bacharel em Canto e Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Como intérprete, tem se destacado no cenário nacional e internacional, com atuações em óperas, missas, cantatas, oratórios e música de câmara. Já lecionou em instituições como UFRJ, CBM e CBMN e hoje atua como solista, professora de canto, preparadora vocal e regente.
Com o projeto “Aprendendo a Gostar de Ópera”, Lívia une arte, educação e acessibilidade cultural, plantando sementes para o futuro da música lírica no Brasil. O Clube Português fica na Rua Professor Lara Vilela, 176. Os ingressos custam R$ 70 a inteira e R$ 35 a meia-entrada e estão à venda na plataforma Sympla.
SOLISTAS: Lívia Dias, Clayber Guimaraes, Rejane Ruas, Leandro Terrozo, Fabiana Cruz, Jorge Mathias e Manuela Touça Ator: Pedro Azevedo
Camerata:
Piano: Silas Barbosa
Violino: Daniel Andrade
Violino: João Zelaya
Contrabaixo: Fabio Silva
Percussão: Fernando Dias
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
Coro Lírico Cênico Oceânico; Coro Infantil Lívia Dias; Coro Masculino da COMPANHIA CANTATE DIEM (Maestro Joabe Ferreira); a Escola de Dança BELLOBALLETTO (Direção Paula Pires & Coreografias Paula Pires e Alex Sandro Sena) ; e o querido RANCHO FOLCLÓRICO LUÍS DE CAMÕES, "Prata da Casa" (Direção José Justo).
Ingressos pelo SYMPLA ou nas secretarias do Clube Português, Escolas de dança BelloBalletto e Studio de Música Livia Dias
https://www.sympla.com.br/evento/opera-o-milagre-das-rosas-mario-mascarenhas/2937918