Assinante
A cidade de Niterói amanheceu diferente nesta segunda-feira (16). É que boa parte dos estabelecimentos permaneceram fechados por conta do Dia do Comerciário, feriado comemorado no estado do Rio de Janeiro e em outras regiões do Brasil.
A TRIBUNA circulou pelas ruas de Niterói e observou a maior parte dos comércios fechados como supermercados, farmácias, lojas de roupas e de brinquedos. No entanto, foi possível ver que havia lojas em funcionamento como bancos, academias, bares, repartições públicas, restaurantes e lanchonetes.
A jornalista Pâmela Oliveira, que estava de passagem por Icaraí, afirma que ficou surpresa com o comércio fechados. "Confesso que fiquei sabendo a pouco tempo que hoje era dia do comerciário, fiquei surpresa quando vi as lojas fechadas porque não lembrava do feriado. Apesar de atrapalhar um pouco rotina, por exemplo, o mercado que eu normalmente vou estará fechado, mas é importante que os trabalhadores tenham essa data pra descansar", ressaltou.
Também conversamos com o Rogério Gabri, que é proprietário da D Vitaminas, franquia da Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí. Ele afirma que a data acaba não sendo muito produtiva. "Estamos nesse endereço há quase dois anos e a data nunca foi muito produtiva para gente. Nós vendemos suplementos alimentares e boa parte do nosso movimento vem das academias próximas. No entanto, por conta do feriado prolongado, o movimento nas ruas acaba sendo menor, principalmente agora no Dia do Comerciário, quando o movimento acaba sendo menor e as lojas ao nosso redor estão fechadas", relata o comerciante.
Conversamos também com o Lucas Flach, que é um dos proprietários lojas Hachiko, franquia de petshop que fica na Rua Otávio Carneiro, em Icaraí. Ele relata que opta em manter a loja aberta, pois o espaço conta com atendimento veterinário para os animais, e há diversos médicos de plantão. "Como não se sabe quando algo pode acontecer, a preferência é manter os espaços disponíveis para os tutores", ressalta.
Flach diz ainda que a loja arca com todos os custos do funcionamento neste feriado. "Nossas lojas já têm um custo fixo que não muda, a marca tem como estratégia arcar com os custos do funcionamento durante o feriado, já que pode haver movimento e público consumindo também", completa.
O que diz a Convenção Coletiva de Trabalho?
Segundo a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024, firmada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Rio de Janeiro – Sindilojas Rio e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (SECRJ, em relação ao trabalho nos feriados e domingos, as lojas, tanto de rua como de shoppings, poderiam abrir na última quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, assim como no último domingo (15).
Vale lembrar que a exceção de funcionamento é destinada apenas para os estabelecimentos comerciais situados em estações rodoviárias, metroviárias e ferroviárias, portos e aeroportos. A convenção afirma ainda que caso as lojas desejem funcionar normalmente nesta segunda-feira (16), precisam ter um Termo de Adesão especial homologado pelos dois sindicatos.