Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) votou a favor da inclusão de cinco novas modalidades esportivas para as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles, nos Estados Unidos. São elas o críquete, flag football, beisebol/softbol, lacrosse e squash.
Os esportes haviam sido aprovados pela comissão de programa olímpico e agora são confirmados em reunião do COI em Mumbai, na Índia, nesta segunda-feira (16). Dos 90 membros do Comitê, apenas dois se posicionaram contra a inclusão. Tidjane Thiam, da Costa do Marfim, e William Blick, de Uganda, que se disseram preocupados pelo fato das modalidades não terem grande adesão na África.
“A escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”, diz Thomas Bach, presidente do COI.
Dois dos cinco esportes farão suas estreias nos jogos olímpicos, Squash e Flag Football. Os outros três voltarão ao programa após período de ausência.
O squash é um esporte praticado com raquetes e com uma pequena bola oca preta de borracha por dois jogadores (ou quatro jogadores para disputa de duplas) em uma quadra/campo fechada por quatro paredes, sendo a traseira de vidro. A modalidade já buscava entrar no quadro das Olimpíadas há pelo menos 20 anos e finalmente conseguiu.
Flag football é um jogo semelhante ao futebol americano, só que com menos contato físico. Nessa modalidade é usado um cinto de flag (uma espécie de fita). Caso o jogador do time da defesa tire esse cinto, o time de ataque acaba sua descida (down) e começa uma nova descida daquele ponto. No jogo, semelhante ao futebol americano, o time de ataque tem 4 chances para chegar ao meio, saindo da linha de 5 jardas, e mais 4 chances para o touchdown.
Lacrosse é um esporte de equipe, jogado com um taco de lacrosse, que possui uma rede na ponta. Os jogadores usam a cabeça do taco de lacrosse para carregar, passar, pegar e atirar a bola para o gol. A modalidade é mais difundida nos Estados Unidos e Canadá e voltará às Olimpíadas após quase 100 anos em uma versão reduzida, com seis jogadores de cada lado, ao invés dos tradicionais dez.
Outro esporte que volta após um século é o críquete, o famoso taco no Brasil. Assim como o lacrosse, ele também será praticado em versão reduzida, o Twenty20.
Para fechar, o beisebol e o softbol também voltam ao programa. Após estarem presentes nas Olimpíadas de 2020, as modalidades não estarão nos Jogos de 2024, mas retornam em 2028. O beisebol será disputado pelos homens enquanto o softbol pelas mulheres.