Assinante
Duas ações mobilizaram as forças de segurança pública de Niterói na quinta-feira (3) e terminaram com a prisão em flagrante de dois suspeitos de roubos na Região Oceânica da cidade. Os casos envolveram as polícias Civil e Militar, o programa Segurança Presente, a Guarda Municipal e o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
Prisão após roubo na Região Oceânica
Na primeira ocorrência, uma equipe da PM recebeu um alerta emitido pelo Cisp informando que o sistema de cercamento eletrônico havia detectado a passagem de um Gol prata. Ele havia sido utilizado em um roubo cometido no dia anterior, na Rua Adalgisa Monteiro, em Itaipu.
A vítima foi uma estudante de 14 anos. Com base nas imagens captadas por câmeras com leitura automática de placas, a GM acionou imediatamente as forças de segurança.
Agentes do Segurança Presente, do 12º Batalhão e da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG) conseguiram abordar o carro suspeito por volta das 9h do dia seguinte, na Avenida Jansen de Melo, no Centro da cidade.
Durante a revista, os agentes encontraram dois telefones celulares e um simulacro de pistola. O motorista, Vinicius Rodrigues do Amaral, de 36 anos, foi preso em flagrante. Ele possui duas anotações anteriores por roubo, uma por desobediência e uma por adulteração de sinal identificador de veículo.
Na delegacia, a vítima reconheceu o suspeito e um dos celulares. Vinicius foi autuado em flagrante pelo crime de roubo.
A Prefeitura de Niterói destacou que o sucesso da operação se deve ao investimento em tecnologia e à integração entre os órgãos. “Mais uma vez, o uso de tecnologia e a integração entre o Cisp e as forças de segurança garantiram uma resposta rápida e eficaz", afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
Outra ação conjunta com prisão e apreensão
Uma outra ação integrada entre o Segurança Presente Niterói, o Cisp e a 81ª DP resultou, na noite de quinta-feira, na apreensão de uma motocicleta utilizada em roubos, um deles ocorrido no dia 15 de abril, e na confissão do autor de um dos crimes.
Os agentes realizavam patrulhamento na Alameda São Boaventura, no Fonseca, por volta das 17h, quando receberam um alerta sobre a circulação de uma moto Honda Sahara 300 vermelha na região central da cidade. O veículo estava sendo monitorado por envolvimento em assaltos cometidos nos últimos dias.
As equipes iniciaram buscas e localizaram a moto em frente ao Terminal Rodoviário João Goulart, na Avenida Visconde de Sepetiba. Os dois ocupantes foram abordados e, embora não portassem materiais ilícitos, apresentavam anotações criminais — entre elas, por violação de domicílio e lesão corporal.
Durante a abordagem, o condutor confessou ser o autor de um dos roubos, tendo como vítima uma mulher. A moto foi imediatamente apreendida, e os dois foram conduzidos à delegacia. A Polícia Civil abriu inquérito e pretende pedir a prisão do autor confesso, que é morador do Jardim Catarina, em São Gonçalo. Ele já tinha anotações por violação de domicílio e lesão corporal.
O prefeito Rodrigo Neves disse que pretende seguir investindo para tornar Niterói cada vez mais segura. "Desde sua criação, o cercamento eletrônico do Cisp já possibilitou a recuperação de quase 650 veículos ligados a crimes. São 522 câmeras espalhadas pela cidade, incluindo 120 com leitura automática de placas, além de 10 portais de segurança”, complementou.
Para o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, as ocorrências comprovam a efetividade da estratégia de integração. “O alerta foi decisivo, e as equipes mais próximas conseguiram realizar a prisão. A tecnologia, aliada ao trabalho conjunto, tem feito a diferença no combate ao crime”, destacou o secretário em nota enviada pela prefeitura.