Imagem Principal
Imagem
Circo Voador recebe festival de punk neste domingo
Ratos de Porão, The Varukers e muitas outras bandas de sucesso participam do ‘Punk in Rio’
Circo Voador recebe festival de punk neste domingo
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 02 de fevereiro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Reprodução/Facebook

O Carnaval já está batendo na porta e muita gente já está no ritmo das marchinhas, mas para quem prefere curtir um Punk Rock, o Circo Voador tem o programa perfeito para este final de semana. Neste domingo (4), a casa de shows mais tradicional do Rio de Janeiro será sacudida pelo festival Punk in Rio.

O festival conta com Ratos de Porão e The Varukers, diretamente da Inglaterra, além das excelentes bandas Asfixia Social e Korja, que formam o time para uma verdadeira celebração do espírito punk. Os portões abrem às 17:00.

Uma das atrações principais é a tradicional banda de punk paulista, Ratos de Porão, que tem mais de 40 anos de estrada na música brasileira. Atualmente, o grupo é composto por João Gordo, Jão, Boka e Juninho, mas já contou com músicos como Pica-Pau, Betinho, Jabá e Mingau em suas formações anteriores.

No início da década de 1980, influenciado pelo movimento punk que começava a tomar forma em São Paulo, João Carlos Molina Esteves (o Jão, vocalista e guitarrista) formou o Ratos de Porão com seu primo Roberto Massetti (o Betinho, baterista) e o amigo Jarbas Alves (o Jabá, baixista) no distrito de Jaguara. A banda participou do festival O Começo do Fim do Mundo, que reuniu vinte bandas no SESC Pompeia, em São Paulo, tornando-se um marco do movimento punk brasileiro.

Já com Mingau na guitarra, fizeram seu primeiro registro musical no split SUB. Após o lançamento do álbum, Betinho decide sair, o que fez Jão passar a ser baterista. João Gordo, que conheceu a banda durante as gravações da compilação, assume o microfone.

Em 1984, o Ratos lançou o álbum de estreia, Crucificados pelo Sistema, álbum pioneiro de hardcore. Nessa época, os punks paulistanos começaram a chamá-los de "traidores do movimento", pois o Ratos trocou o punk tradicional pelo hardcore. A época da gravação do álbum coincidiu com o chamado "fim do movimento punk de São Paulo", devido a brigas e rixas de gangues. Em razão disso, não houve show de lançamento e o Ratos de Porão se desfez por um breve período. Ainda em 1984, a faixa "Parasita" saiu na coletânea internacional World Class Punk, lançada em K7 pelo selo ROIR de Nova Iorque. 

Ao lado do Ratos de Porão, a outra atração principal é internacional. Diretamente da Inglaterra, The Varukers promete agitar o palco da Lapa neste domingo com muito punk. A banda foi formada em 1979 no Reino Unido e faz parte da segunda geração do punk rock britânico juntamente com ícones do movimento como The Exploited, GBH e Discharge.

Após o início do punk rock clássico com bandas como The Buzzcocks, Stiff Little Fingers ou Sham 69, o Varukers, entre outros grupos que iniciaram suas atividades em meados de 1979, se caracterizavam pela sonoridade mais agressiva e suja que foi logo classificada como hardcore punk.

Assim como o Ratos de Porão, o grupo gravou seu primeiro single no início da década de 80 e tocou muito no circuito de pubs do Reino Unido. Com algumas turnês pela Europa na bagagem, muitas mudanças na formação e vários problemas de ordem pessoal, o vocalista e fundador do grupo Rat, decidiu dar um tempo, e em 1985, o Varukers parou com suas atividades, mas retornou com força total em 1993 e continuam agitando os palcos até hoje.

A banda já veio ao Brasil outras vezes e, inclusive, já dividiu o palco com o Ratos de Porão em São Paulo. Além deles, as bandas Gritando HC e Olho Seco também estavam no festival no final da década de 90.

Agora é a vez do Rio de Janeiro, no lendário Circo Voador. O show de abertura são das bandas Asfixia Social, de São Paulo, e da Korja, da capital fluminense mesmo. O show encerra a turnê do grupo inglês pelo Brasil, que começou no dia 26 de janeiro.

Os ingressos para o “Punk in Rio” podem ser adquiridos pelo site Eventim e variam entre R$ 60 e R$ 160.

Relacionadas