Imagem Principal
Imagem
Cidades do Leste Fluminense se preparam o Dia de Finados
Prefeituras montaram esquema especial de trânsito, limpeza e conservação
Cidades do Leste Fluminense se preparam o Dia de Finados
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 01 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

Para o feriado do Dia dos Finados, celebrado nesta quinta-feira (02), as cidades do Leste Fluminense planejaram um esquema especial para as famílias que comparecerão aos cemitérios para homenagear os seus entes queridos.

As cidades montaram esquemas especiais.

Niterói

A Prefeitura informou que montou um planejamento para receber as famílias que comparecerão aos cemitérios municipais de Niterói neste feriado. Os três cemitérios municipais: Maruí, no Barreto; São Lázaro, em Itaipu; e São Francisco Xavier, em Charitas – estarão abertos das 8h às 18h. No Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, missas acontecem 10h e 16h e cultos às 9h e 15h.

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) intensificou os serviços de capina, varrição e pintura nos três cemitérios municipais. Vale lembrar que os serviços de coleta domiciliar não sofrerão alteração.

Já a Guarda Municipal e a Nittrans irão organizar o trânsito e cuidar do ordenamento urbano na região dos três cemitérios, onde serão realizadas missas, eventos evangélicos e eventos das religiões afros.

São Gonçalo

A Prefeitura realiza os últimos ajustes de limpeza e pintura dos cemitérios públicos da cidade para receber o público neste feriado de Finados. A visitação acontece das 8h às 17h em todas as unidades.

Vale lembrar que a equipe de conservação vem atuando nos cemitérios com serviços de pintura de meio-fio, muro, limpeza no entorno e no interior dos cemitérios, além da limpeza dos túmulos e plantio de algumas mudas, nos cemitérios do Pacheco, Ipiiba, São Miguel e São Gonçalo.

Já a Vigilância em Saúde Ambiental do município também reforçou o trabalho com as motofogs nos cemitérios. O objetivo é combater os rastros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, comuns neste período.

A tradicional Santa Missa de Finados será celebrada nos cemitérios de São Gonçalo e São Miguel, no horário das 8h, 10h e 16h. Já a Secretaria de Ordem Pública, através da Guarda Municipal e da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), irá auxiliar o trânsito nos arredores e no fluxo dos visitantes nas unidades.

Maricá

A Prefeitura começou a preparação para o Dia de Finados com a limpeza, dedetização e pintura do cemitério municipal. A estimativa da Secretaria de Assistência Social, que administra o local, é receber 2 mil visitantes no feriado. O pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, padre Max Celestino de Almeida, vai celebrar uma missa no Campo Santo Cônego Batalha, às 8h.

O local ficará aberto até às 17h. Neste dia, os sepultamentos ocorrerão após às 10h e as capelas de velórios serão abertas após a celebração religiosa da igreja católica nas dependências internas. Por medida de segurança, não é permitido acender velas no interior do cemitério vertical.

Equipes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) estarão no local controlando o fluxo de veículos e será avaliada a possibilidade de desvio do trânsito de acordo com o movimento no entorno. O cemitério municipal fica na Rua Soares de Souza, s/nº, no Centro.

Capital divulga esquema de limpeza e vigilância nos cemitérios:

No Rio, a Prefeitura informou que devido ao grande fluxo de visitantes nos cemitérios da cidade em virtude do Dia de Finados, a Comlurb vai reforçar a limpeza nos arredores desses locais, com 143 garis, que realizarão os serviços de varrição e remoção de resíduos.

Os trabalhadores atuarão em dois turnos nas vias de acesso e no entorno dos seguintes cemitérios: dos Ingleses (Gamboa), do Complexo de Cemitérios do Caju, no Cemitério São Francisco de Paula (Catumbi), no Cemitério São João Batista (Botafogo), no Cemitério de Inhaúma, Cemitério de Irajá, Cemitério do Cacuia (Ilha do Governador), Cemitério de Ricardo de Albuquerque, Cemitério de Jacarepaguá (Freguesia), na Rua Retiro dos Artistas (Pechincha), no Cemitério de Piabas (Recreio dos Bandeirantes), Cemitério do Murundu (Padre Miguel), Cemitério de Campo Grande, Cemitério Jardim da Saudade de Paciência, Cemitério de Santa Cruz, Cemitério de Guaratiba e Cemitério Jardim da Saudade (Sulacap).

Ao todo serão 12 caminhões coletores, 11 pipas d´água e oito varredeiras de grande porte no entorno dos cemitérios. A Companhia disponibilizará também 107 contêineres de 240 litros, 12 caixas estacionárias e 126 caixas metálicas de 1.200 litros, por dia, para utilização dos visitantes e dos trabalhadores nas vias de acesso aos cemitérios.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) também reforçou o trabalho de prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), voltado à eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti nesses locais. Além das atividades prévias ao Dia de Finados, o planejamento prevê uma nova visita dos agentes aos cemitérios logo após a data, entre os dias 6 e 10 de novembro. Como é comum que as pessoas depositem sobre os túmulos recipientes para velas, vasos, floreiras e outros objetos capazes de acumular água, a nova vistoria é necessária para a verificação desse material, evitando assim o surgimento dos criadouros do mosquito. O trabalho dos agentes é feito em conjunto com os funcionários dos próprios cemitérios, que auxiliam nos cuidados e na orientação do público ao longo do ano.

A Guarda Municipal do Rio montou operação especial de ordenamento urbano e de trânsito com emprego de 90 guardas para o feriado de Finados. As ações tiveram início às 5h da manhã desta quarta-feira, dia 1º e seguem até as 18h do dia 2, com ações preventivas de fiscalização de trânsito. As ações de ordenamento urbano terão como principal foco o patrulhamento preventivo para auxiliar os visitantes e promover a sensação de segurança, além da coerção ao comércio ambulante sem autorização. Já as ações de trânsito terão como foco a fluidez, a coerção ao estacionamento irregular e atuação de flanelinhas, além de auxiliar a travessia de pedestres.

Os cemitérios cobertos pela operação são os Cemitério da Praça dos Anjos (Realengo); Cemitério São Francisco Xavier (Caju); Cemitério São João Batista (Botafogo); Cemitério Jardim da Saudade (Paciência e Sulacap);  Cemitério de Irajá; Cemitério dos Ingleses (Gamboa); Cemitério do Catumbi (Catumbi); Cemitério do Murundu (Padre Miguel); Cemitério de Jacarepaguá (Pechincha); Cemitério de Guaratiba (Guaratiba); Cemitério de Campo Grande (Campo Grande); Cemitério de Piabas (Recreio dos Bandeirantes); Cemitério do Cacuia (Ilha do Governador) e  Cemitério de Inhaúma (Inhaúma).

Relacionadas