Assinante
A ciclovia da Avenida Marquês do Paraná cada vez mais vem se consolidando como o espaço de maior fluxo de bicicletas do país. Na última quarta-feira (27/08), mais de sete mil ciclistas passaram pela via em um único dia. No mês de março deste ano, a mesma ciclovia já havia registrado outro marco, com a passagem de 6.810 ciclistas em apenas um dia. O monitoramento é feito pela Eco-Counter Brasil, empresa responsável pela contagem de ciclistas e pedestres nas principais ciclovias do país.
Segundo levantamento da empresa, a ciclovia da Avenida Marquês do Paraná é a mais movimentada do Brasil. Entre março de 2024 e março de 2025, foram contabilizadas 1.526.807 passagens de ciclistas no local.
Para o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, o resultado reflete o investimento contínuo do município em políticas públicas voltadas para a mobilidade por bicicleta. “A cidade vem incentivando a cultura da bicicleta com a expansão da malha cicloviária, o sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, bicicletário público, além da integração com outros modais e do estímulo ao uso diário, seja para o lazer ou para os deslocamentos cotidianos”, destacou.
Considerada um dos principais eixos cicloviários da cidade, a ciclovia da Avenida Marquês do Paraná contribui para reduzir o tempo de deslocamento e reforça a mobilidade urbana sustentável em Niterói.
Investimento na malha cicloviária
Nos últimos 12 anos, Niterói se consolidou como referência em mobilidade sustentável. A Prefeitura expandiu a malha cicloviária da cidade em mais de 330%, saindo de 20 quilômetros para 86 quilômetros em 2025. Outros quatro quilômetros estão em implantação.
O sistema gratuito de bicicletas compartilhadas, o NitBike, já ultrapassou 1,5 milhão de viagens e possui cerca de 150 mil usuários cadastrados. O município também conta com o Bicicletário Arariboia, primeiro bicicletário público gratuito do Brasil, com 900 vagas.
O Polo Cicloviário Arariboia ainda promove ações permanentes para estimular a cultura da bicicleta, com eventos, campanhas educativas e parcerias que reforçam o compromisso da cidade com uma mobilidade mais sustentável e inclusiva.