Assinante
Os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, é um dos últimos grandes eventos antes das Olimpíadas de Paris . A cerimônia de abertura está marcada para às 20h30 pelo horário de Brasília desta sexta-feira (20), mas os jogos já começaram nesta quarta-feira (18), com a vitória do México sobre o país anfitrião no Beisebol.
O Pan deste ano é o evento que mais vai classificar para as Olimpíadas de Paris no ano que vem. Ao todo, mais de sete mil atletas disputarão 244 vagas para os jogos.
Ao todo, são 58 modalidades esportivas em disputa no Chile, 21 dessas dão vagas diretas para as Olimpíadas, enquanto outras 12 valem pontos nos rankings que classificam para os jogos.
Nos esportes individuais, o boxe é o que mais vai carimbar o passaporte dos atletas rumo a Paris com 30 vagas. Nos coletivos, hóquei sobre grama (32), handebol (28) e polo aquático (26) classificam diretamente para as Olimpíadas os campeões pan-americanos no masculino e no feminino.
O Brasil estreia no Pan-Americano nesta quinta-feira (19), às 11h, no Boxe, com Luiz Gabriel Oliveira na categoria até 57 quilos. A seleção brasileira também começa a disputa no Beisebol, às 15h, contra a Venezuela.
A equipe brasileira chega a Santiago com uma delegação de mais de 600 atletas, incluindo 21 medalhistas olímpicos, entre eles, nomes consagrados do esporte como Isaquias Queiroz, Rayssa Leal, Rebeca Andrade, Rafaela Silva e outros.
Representando Niterói, Martine Grael e sua dupla, Kahena Kunze, vão em busca do tricampeonato pan-americano. As atuais bicampeãs olímpicas foram as primeiras porta-bandeiras da delegação brasileira no Pan de 2019, em Lima, no Peru, e neste ano passam a responsabilidade para a tenista Luisa Stefani e o nadador Fernando Scheffer. A vela distribui 22 vagas para as Olimpíadas.
Boa parte da delegação brasileira já está no Chile, se preparando para competir. Dentre os presentes está Rebeca Andrade, recém chegada da sua participação que lhe rendeu quatro medalhas no mundial de ginástica.
“É bom estar aqui, pois tira aquela parte da viagem, movimenta o corpo. Não fazemos todos os elementos, mas já conseguimos fazer algumas coisas nos aparelhos que nos sentimos melhor. Então, é muito bom para a cabeça e para o corpo”, declarou Rebeca Andrade, que conquistou quatro medalhas no último Mundial da modalidade e que é uma das embaixadoras do Pan Santiago 2023.
Os jogos Pan-Americano de 2023 começam, oficialmente, nesta sexta-feira (20) e vão até o dia 5 de novembro, em Santiago, no Chile.