Assinante
As festividades natalinas seguem com força em São Gonçalo, e nesta sexta-feira (13), a Praça do Colubandê será o palco de um concerto especial da Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga. O espetáculo, que começa às 20h, visa aproximar o público da música clássica, oferecendo uma experiência única e gratuita.
O evento integra o Natal Sesc, uma programação cultural que, desde 2022, já passou por 26 cidades do estado, levando música, teatro, balé e coros a diversas comunidades. Em São Gonçalo, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga será a grande atração, com um repertório clássico interpretado por jovens alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Sob a regência da maestrina Priscila Bomfim, o grupo de 45 integrantes promete encantar o público, quebrando barreiras e oferecendo acesso a um gênero musical muitas vezes restrito a grandes teatros.
Formada exclusivamente por meninas, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga é um exemplo de protagonismo juvenil. Desde sua estreia em 2021, o grupo tem se apresentado em importantes palcos do Brasil e da Europa, realizando turnês internacionais e levando a música brasileira a países como Portugal, Espanha e Suíça.
Além desse evento, a programação natalina de São Gonçalo conta com outras atrações imperdíveis. No sábado (14), a Praça Zé Garoto será iluminada para uma noite mágica, com a presença do Papai Noel, uma grande árvore de Natal e a Orquestra Municipal de São Gonçalo, que apresentará um repertório de músicas natalinas.
A praça estará decorada com elementos festivos, criando o cenário ideal para fotos e celebrações familiares.
Já na terça-feira (17), é a vez da Praça do Bandeirante receber a magia do Natal, a partir das 16h, com apresentações musicais de artistas gonçalenses, além do grupo Dó Ré Mi, a chegada do Papai Noel e inauguração de uma árvore de Natal no local.
Dó Ré Mi é um grupo performático que canta, dança, representa e vem encantando o Brasil. Ao público gonçalense será exibido o espetáculo “Natal com Dó Ré Mi”, divulgando a mensagem de alegria, amor e fé com suas vozes angelicais e interpretação vibrante de clássicos natalinos, música popular, pop, romântico, sertanejo e funk.
Escola de São Gonçalo recebe Papai Noel Preto em ação contra o racismo
Na Escola Municipal Paulo Reglus Neves Freire, no Portão do Rosa, o Natal chegou com uma ação especial. O Instituto Vini Jr. trouxe, nesta quarta-feira (11), o projeto “Empretecendo o Natal” para os mais de 300 alunos do turno da manhã. A atividade contou com a presença do Papai Noel Preto, que promoveu representatividade, cultura afro e o protagonismo negro.
Além da ação, o projeto fez a doação de 15 exemplares do livro “Luena Gaba”, escrito por Ricardo Jaheem, para o acervo da escola, com o objetivo de incentivar a literatura antirracista. Durante o evento, a aluna Agnes Eloah, de 7 anos, cantou com o coral da unidade e expressou sua satisfação com a iniciativa.