Imagem Principal
Imagem
Casa do Empreendedor de Niterói ganha selo de referência
Espaço bate recorde de atendimentos e reforça apoio ao desenvolvimento econômico local
Casa do Empreendedor de Niterói ganha selo de referência
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 14 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

A Casa do Empreendedor de Niterói foi reconhecida com o Selo Sebrae de Referência em Atendimento – Categoria Ouro, destacando-se entre as melhores do Brasil no Ciclo 2024. Desde sua reinauguração, em agosto de 2022, a Casa do Empreendedor vem registrando um crescimento expressivo no número de atendimentos, confirmando sua relevância no apoio aos negócios locais.

Foram 1.800 atendimentos em 2022. Este número saltou para 9.929 em 2023. Em 2024, o total foi de 10.031, sendo 58% do público formado por mulheres. Só nos três primeiros meses de 2025, já foram realizados 4.136 atendimentos, com um público majoritariamente feminino (57,03%).

A cerimônia de entrega será realizada no dia 24 de abril, das 10h às 12h, em formato online. O reconhecimento reforça o compromisso da Prefeitura de Niterói com o desenvolvimento econômico e o fortalecimento dos pequenos negócios.

O espaço foi inaugurado no Shopping Bay Market e é um projeto da Prefeitura de Niterói em parceria com o Sebrae. A Casa do Empreendedor está ampliando suas fronteiras com orientações de cursos e parceiros de empreendedorismo.

A Casa funciona de segunda a sexta, das 10h às 18h, no Shopping Bay Market (Av. Visconde do Rio Branco, 360/ 3º piso). Caso o cidadão não consiga ir até um dos pontos de atendimento, é possível acessar o suporte via WhatsApp, e-mail e Instagram.

O atendimento virtual permite que os contribuintes tirem suas dúvidas com mais facilidade e agilidade, evitando o deslocamento e ganhando tempo para se dedicar ao negócio. O e-mail é [email protected]; Instagram @casadoempreendedor_niteroi e WhatsApp (21) 96601-2172.

Atendimentos

A Lei Municipal de Desburocratização foi estabelecida com o objetivo de simplificar os processos administrativos e reduzir a burocracia nos setores público e privado. Essa Lei elimina a exigência de alvará de funcionamento para atividades de baixo risco, o que possibilita que os empreendedores regularizem suas empresas automaticamente ao registrá-las na Junta Comercial. Para atividades de médio risco, o alvará provisório é liberado de forma automática, viabilizando o início das atividades enquanto a documentação necessária é apresentada. Desta forma, 96% das empresas conseguem o licenciamento em menos de 24 horas.

Um importante recurso é a Calculadora de Custos de Alvará, disponibilizada pela Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói. Essa ferramenta fornece, automaticamente, o valor da Taxa de Atividade Regulatória no Município (TARM). Apenas com algumas etapas simples, os empresários podem descobrir os custos envolvidos na abertura de suas empresas ou se há isenção de taxa de alvará, além de identificar o grau de risco do empreendimento.

Relacionadas