Imagem Principal
Imagem
Carreta gigante conclui descida da Serra das Araras
Veículo de 135 metros transporta transformador de 511 toneladas
Carreta gigante conclui descida da Serra das Araras
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 15 de setembro de 2025FacebookTwitterInstagram
Reprodução
Imagem destacada

A Via Dutra recebeu, na madrugada desta segunda-feira (15), a maior carreta já registrada em sua história. O veículo de 135 metros de comprimento transporta um transformador de 511 toneladas, considerado uma das maiores cargas já movimentadas no Brasil. O comboio, que soma 840 toneladas ao todo, saiu de Piraí, no km 239, e chegou a Paracambi, no km 221, onde permanecerá antes de seguir para o Porto de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio.

A operação começou às 0h30 e só terminou por volta das 5h30, após a descida da Serra das Araras. Por questões de segurança, o deslocamento ocorreu a uma velocidade média de 15 km/h e exigiu fechamento total da pista de subida, no sentido São Paulo, entre 23h de domingo e o fim da madrugada. Durante esse período, ônibus de turismo foram desviados para a BR-393.

Para viabilizar a travessia, mais de 170 blocos de concreto utilizados em obras de ampliação da rodovia precisaram ser removidos. O transporte, sob responsabilidade da empresa IRGA, contou com apoio da CCR RioSP e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que mobilizou agentes e viaturas para escolta, bloqueios e controle de tráfego.

A carreta, formada por 44 módulos articulados, possui 59 eixos e 398 pneus. A força do conjunto é equivalente a 2.900 cavalos, distribuídos entre três caminhões na dianteira e dois na retaguarda. Seis motoristas, em regime de revezamento, estão envolvidos na condução.

O transformador, fabricado em Guarulhos (SP) pela Hitachi Energy, tem como destino final a Arábia Saudita, onde integrará uma subestação de energia. Antes de embarcar para o Oriente Médio, precisa cumprir os cerca de 380 quilômetros até o Porto de Itaguaí. A previsão é que a carga chegue ao terminal até o fim do mês.

Essa é apenas a primeira etapa de um desafio maior: outras 13 peças idênticas deverão ser transportadas pelo mesmo trajeto nos próximos meses. Juntas, elas terão capacidade de abastecer uma cidade inteira do porte do Rio de Janeiro.Veículo de 135 metros transporta transformador de 511 toneladas

Relacionadas