Imagem Principal
Imagem
Canto do Rio faz 110 anos, podendo virar SAF e retornar ao futebol profissional
Agremiação histórica de Niterói terá semana de comemorações
Canto do Rio faz 110 anos, podendo virar SAF e retornar ao futebol profissional
Luan Sanchez
Por: Luan Sanchez Data da Publicação: 14 de novembro de 2023FacebookTwitterInstagram
Foto: Luan Sanchez

A história do Canto do Rio se mistura com a de Niterói. Famoso pelos eventos e pelos resultados esportivos, o Cantusca completa 110 anos, nesta terça-feira (14).

O clube nasceu no dia 14 de novembro de 1913, fundado por Hugo Mariz de Figueiredo (o primeiro presidente), Cyro Domingues (idealizador do nome), Ary Gurjão e Adail Figueiredo. Curiosamente, todos tinham entre 9 e 13 anos de idade. O foco inicial era o futebol infantil. Apenas em 1918 que a agremiação passou a ter a categoria adulta.

A Tribuna conversou com a presidente Maria Cícera de Araújo, que detalhou como serão os festejos.

Maria Cícera na sala de troféus (Foto: Luan Sanchez)

“O aniversário oficial é dia 14 de novembro, com a solenidade do Conselho. Teremos a presença do padre Wallace, para dar a benção ao clube. Também estão confirmados o prefeito Axel Grael e a esposa, membros do governo municipal e do Conselho Deliberativo. Este será um evento fechado para convidados. No dia 15, teremos nossa tradicional feijoada. No dia 16, haverá um evento interno com nossos parceiros. No dia seguinte, teremos a seresta, que ocorre toda sexta-feira. Porém, por ser a de aniversário, teremos bolo, cantaremos parabéns, haverá um sorteio também. Dia 18, o baile oficial do Canto do Rio. Encerrando, no dia 19, teremos um jogo de futebol entre veteranos, com sócios e convidados. Depois, uma partida de mulheres, com sócias e convidadas, e finalizamos com um show de pagode, no nosso quiosque”.

Futebol

Placa comemorativa da inauguração do Caio Martins (Foto: João Eduardo Dutra)

Apesar de ser de Niterói e ter vencido o campeonato citadino, o Cantusca já participou do Campeonato Carioca, em uma época que apenas times da cidade do Rio de Janeiro jogavam. O auge foi em 1953, com o título do Torneio Início.

Graças à reestruturação da Liga de Football do Rio de Janeiro, em 1941, que aumentou o número de participantes de nove para dez. O Canto do Rio também se valeu da regra que liberava equipes sediadas a até 35 quilômetros da capital carioca.

Outro fator que beneficiou o Cantusca foi a inauguração do Estádio Caio Martins, também em 1941. Construída, originalmente, para comportar 25 mil espectadores, a praça esportiva teve justamente o Canto do Rio no primeiro compromisso: derrota por 3 x 1 para o Vasco, no dia 20 de julho.

A aventura terminou em 1964. À época, a cidade do Rio de Janeiro era o estado da Guanabara, e Niterói ficava no antigo estado do Rio de Janeiro. Uma medida aprovada pelo Conselho Nacional do Desporto proibiu o Cantusca de disputar o campeonato de outra unidade federativa. Mesmo após a fusão, a agremiação nunca mais esteve no primeiro estágio estadual.

Berço de craques do futebol mundial, como Gerson “Canhotinha de Ouro”, Vinícius Júnior, do Real Madrid, e o atual campeão da Libertadores Marcelo, o clube não participa de um torneio profissional desde 2021, quando jogou a Série C do Carioca, o equivalente à Quinta Divisão.

A presidente Maria Cícera explicou que existem propostas para a transformação do departamento de futebol em Sociedade Anônima (SAF), e que a intenção é o retorno ao profissionalismo em 2024.

“Temos essas duas conversas de SAF. Porém, mesmo se não forem pra frente, procuraremos investimento. Em 2024, pretendemos voltar. Vamos correr atrás para realizarmos este sonho”.

Amiga pessoal de Gerson e tendo contato com os representantes de Vini Jr., Maria disse que não os chamou este ano, para contar somente com as pessoas que estão no dia a dia do clube. Porém, não descarta a participação deles, em ações futuras.

O clube

Cantusca reformou o parque aquático recentemente (Foto: Luan Sanchez)

Além do futebol e do futsal, o Canto do Rio tem tradição no basquete. Sem a modalidade na grade atual, são oferecidas aulas de natação e hidroginástica. Ainda existe uma parceria com o Niterói Vôlei, que treina e manda os jogos no Ginásio Antônio Bastos Filho.

Com os sócios como principal fonte de renda, o Cantusca tem 592 associados. O clube também conta com o aluguel de um prédio, onde funciona um colégio, e de um anexo, onde está um restaurante. O espaço físico da agremiação tem dois ginásios, três piscinas, um campo de grama sintética e dois salões.

Maria Cícera, que foi eleita em outubro de 2022, na época deu uma entrevista à A Tribuna, firmando o compromisso de “colocar o Canto do Rio em ordem”. Pouco mais de um ano depois, ela listou as melhorias realizadas pela atual gestão.

“Eu fiz o vestiário dos funcionários, dando uma condição melhor de trabalho. Reabri o quiosque, onde faço comida para os funcionários e para os sócios. Reformei toda a mobília da piscina, em parceria com o colégio, troquei as cadeiras, os guarda-sóis e os chapéus. Resgatei a piscina infantil, contratei uma empresa para a manutenção diária das três piscinas. Também trouxe uma empresa para fazer exames e assistir a saúde dos funcionários. Consegui renegociar a maioria das dívidas, climatizei a maior parte das nossas dependências. Quando eu assumi, tínhamos 75 férias atrasadas, e consegui pagar 70. Com as chuvas, o ginásio precisou passar por reformas no telhado e uma troca total do piso, que foi obtida graças à ajuda da prefeitura. Cada dia, buscamos melhorar o clube, para os sócios e para quem pensa em se associar”, finalizou.

Clube tem parceria com um colégio e com o Niterói Vôlei (Foto: Luan Sanchez)

Relacionadas