Imagem Principal
Imagem
Campanha da Fraternidade terá meio ambiente como tema em 2025
CNBB divulgou lançou a campanha nesta quarta-feira, 05
Campanha da Fraternidade terá meio ambiente como tema em 2025
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 05 de março de 2025FacebookTwitterInstagram
Arte CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta Quarta-Feira de Cinzas, 5, a Campanha da Fraternidade 2025, com o tema Fraternidade e Ecologia Integral. O lema bíblico escolhido para a campanha e extraído do livro do Gênesis é: “Deus viu que tudo era muito bom”.

Conforme a CNBB destacou em nota, a campanha foi inspirada na publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do papa Francisco que, em 2025, completa 10 anos; nos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; e na 30ª Conferência das Partes (COP30), a ser realizada em novembro em Belém.

“O objetivo geral da campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”, informou a entidade.

 

Mensagem do papa

A CNBB divulgou ainda uma mensagem enviada pelo papa Francisco em razão da Campanha da Fraternidade 2025. No documento, o pontífice louva o que chama de “esforço em propor o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal a Cristo”.

Papa Francisco  pede mudança de atitude das pessoas em relação ao meio ambiente/Vaticano

O santo padre chama a atenção de toda a humanidade para a “urgência de uma necessária mudança de atitude” em nossas relações com o meio ambiente e recorda que a atual crise ecológica simboliza um apelo a uma profunda conversão interior.

“O meu predecessor de venerável memória, São João Paulo II, já alertava que era preciso estimular e apoiar a ‘conversão ecológica’, que tornou a humanidade mais sensível ao tema do cuidado com a casa comum”, destacou Francisco.

“Que todos nós possamos, com o especial auxilio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, concluiu.

O ponto alto da campanha é a coleta da solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos – neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.

Relacionadas