Assinante
O terceiro trimestre de 2023 apresentou queda na atividade econômica brasileira. De acordo com dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), o recuo foi de 0,64%, de julho a setembro, em relação ao período entre abril e junho. A divulgação é do Banco Central.
Apesar da queda, houve aumento de 0,78%, em relação à janela entre julho e setembro de 2022. Até o momento, a atividade deste ano está 2,77% maior que a do passado.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica do país e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, definida atualmente em 12,25% ao ano. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia (indústria, comércio e serviços e agropecuária), além do volume de impostos.
A Selic é o principal instrumento do BC para alcançar a meta de inflação. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas ajudam a redução da inflação, mas também podem dificultar a atividade econômica e a expansão da economia.