Assinante
Outrora dominante, o Brasil está em uma sequência ruim no principal torneio de MMA do mundo. Em 2025, até o momento, o UFC já teve quatro grandes eventos, aqueles que são numerados, e lutadores brasileiros estiveram presentes em três deles. Porém, as boas notícias acabam por aí. Nessas três ocasiões, o Brasil saiu derrotado.
A última vitória do Brasil no evento principal foi em dezembro do ano passado, quando Alexandre Pantoja reteve o seu cinturão do Peso Mosca contra Kai Asakura, no UFC 310, no último evento de 2024. Desde então, os brasileiros estiveram na principal luta do mês em janeiro, março e abril, e perderam todas.
As três derrotas em três eventos em 2025 é um grande contraste em relação ao desempenho dos brasileiros em 2024, quando o país esteve na luta principal cinco vezes e venceu as cinco.
A sequência começou em uma luta sem muita expectativa. Islam Makhachev estava programado para defender o seu cinturão do peso leve contra Arman Tsarukyan no dia 19 de janeiro. Porém, o desafiante teve uma lesão poucos dias antes do confronto, o que elevou o brasileiro Renato Moicano para o evento principal. O campeão não teve muitos problemas para vencer o brasileiro no primeiro round.
No mês seguinte, no UFC 312, não teve brasileiros no evento principal. Porém, em março, no UFC 313, Alex Pereira, o Poatan, estava marcado para defender o seu título do Peso Meio-Pesado contra o russo Magomed Ankalaev. Apesar do brasileiro ser considerado um dos principais lutadores da atualidade, ele foi superado pelo desafiante e perdeu o título.
A última derrota brasileira aconteceu neste final de semana. Após Ilia Topuria vagar o título do Peso Pena, o brasileiro Diego Lopes recebeu uma oportunidade de enfrentar o australiano Alexander Volkanovski no evento principal do UFC 314. O brasileiro foi derrotado por pontos e ficou sem o cinturão.
No próximo evento principal, do UFC 315, o Brasil não vai poder nem aumentar e nem encerrar a série negativa, uma vez que não haverá brasileiros no evento principal. O mesmo deve valer para o UFC 316.
A próxima chance do Brasil no evento principal deve acontecer com uma defesa de cinturão de Alexandre Pantoja ou uma nova oportunidade para Charles de Oliveira no título do Peso Leve.